Semarh comemora Dia Nacional da caatinga
Com o objetivo de comemorar o Dia Nacional da Caatinga (28), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está promovendo a Semana da Caatinga, que consiste em um conjunto de ações no sentido de sensibilizar e conscientizar a sociedade sergipana quanto à importância desse bioma para a biodiversidade ambiental, e sua história e cultura no estado e no Nordeste.
As cidades de Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Aracaju são o palco para as comemorações. Nos dias 23 e 24, em Canindé, jovens e adolescentes estarão participando de atividades ambientais capazes de promover um novo olhar sobre bioma em foco e sensibilização ambiental sobre o Monumento Grota do Angico. Já no dia 25, será a vez da cidade de Poço Redondo, na sede da Cooperativa Regional Dois Assentados de Reforma Agrária do Sertão de Sergipe (Coprase), no assentamento Alto Bonito.
Em Aracaju, as atividades começam no dia 26 com um seminário, a partir da 9hs, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), com a presença do secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes. O seminário terá como tema ‘Diálogos sobre o Bioma Caatinga em Sergipe: quebrando mitos, redefinindo conceitos’.
Durante o evento serão apresentados os resultados da Pré-Conferência Estadual: Bioma Caatinga no Rio+20 e será feito o Lançamento do Plano Estadual de Combate à Desertificação. Haverá ainda a palestra do Professor Dr. Leandro Souto, da Universidade Federal de Sergipe.
Durante o Seminário sobre a Caatinga, dois outros temas estarão sendo abordados: os saberes e fazeres da mulher do sertão sergipano e os diálogos sobre alternativas de convivência no semiárido (atores sociais do alto sertão sergipano), e o lançamento da Revista Digital no portal da Semarh.
A Semana da Caatinga será encerrada na sexta-feira, 27, a partir da 14hs, na Praça Fausto Cardoso, com a exposição ‘Riquezas do Bioma Caatinga em Sergipe’ e com uma apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju.
Caatinga
Formação vegetal encontrada na região do semiárido nordestino, embora também presente nas regiões do extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí, a Caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas. Algumas de suas características: solo seco, presença de cactos e bromélias e forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas. De rica fauna, há nela centenas de espécies, a exemplo do veado-catingueiro, preás, gambás, sapo-cururu, cutia, tatu-peba dentre outros.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]