[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um dia de integração, interação e até de lazer entre instituições parceiras que irão participar da I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga – A Caatinga na Rio+20, que ocorrerá em março deste ano em Fortaleza . Assim foi a quinta-feira, 02, para o grupo de parceiros da Conferência Estadual da Caatinga de Sergipe, que parte rumo a realização Pré-Conferência no Estado.

A reunião entre os órgãos parceiros da pré-conferência, cuja iniciativa está sendo co-coordenada no Estado de Sergipe entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Banco do Nordeste, ocorreu no Monumento Natural Grota do Angico (Mona), Unidade de Conservação gerida pela Semarh e localizada entre os limites dos municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo.

“O secretário do Meio Ambiente Genival Nunes foi muito feliz na sugestão do local para a reunião da comitiva. Estamos com os pés na Caatinga, sobre o calor da região e a oportunidade de sentirmos melhor a realidade local. Tenho certeza que Sergipe terá em Fortaleza a maior e a mais bonita comissão, a qual apresentará demandas e propostas em favor do Bioma Caatinga”, declarou o gerente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, José Eudes Lauriano de Oliveira.

Angico

No Complexo Administrativa do Angico, os técnicos dos órgãos parceiros fizeram uma visita às instalações do Mona, cujo espaço é composto por escritório, sala de eventos, alojamentos, mirante e demais dependências.

Na oportunidade, a superintendente de Biodiversidade e Florestas, (SBF/Semarh), Valdineide Santana, falou sobre a importância da pré-conferência de Sergipe. “Será uma oportunidade de expor demandas e propostas para o fortalecimento do Bioma Caatinga e seu ecossistema durante o Rio+20, cenário onde o bioma será destacado na ampla pauta”.

Na ocasião, a técnica ambiental da Semarh, Vera Cardoso, salientou a importância da parceria no processo de construção da pré-conferência. “Até chegarmos aqui muito trabalho foi realizado. Foram reuniões sistemáticas, de mobilização, coordenação, montagem da programação, entre muitas outras. O bom disso tudo é que pelo número de parceiros e notória interação, já dá pra sentir que a pré-conferencia será muito exitosa”, comemorou.

Para Aline Nascimento, superintendente de Educação Ambiental (SQS/Semarh), a reunião de hoje foi bastante positiva. Segundo ela, a realização de visita  técnica  à Unidade  de Conservação do Monumento  Natural Grota do Angico serviu  para  sensibilizar  parceiros e representantes de  instituições  públicas:  estadual, federal   e prefeituras,  no tocante a questão  e importância  da  preservação  da  Caatinga.

“É uma oportunidade de os parceiros conhecerem o papel da  Unidade  de  Conservação  na  questão em pauta,  como  também reforçar  a participação de cada uma das instituições na  pré- conferência  de  Canindé”, destacou.

O grupo ainda teve a oportunidade de ouvir o secretário de meio ambiente do município de Canindé, Kaká Andrade. Ele lembrou que o Bioma Caatinga ainda não é uma vegetação protegida por lei e que a Rio+20 abre uma oportunidade para esse fim.

Pré-Conferência

A Pré-Conferência Estadual, prevista para ser realizada nessa próxima quarta-feira, 8, ocorrerá na cidade de Canindé de São Francisco, das 9h às 13h, no Hotel Águas do Velho Chico.

Na programação, que terá abertura feita pelo secretário Genival Nunes, “O Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga” será tema de palestra proferida pelo  Coordenador do Departamento de Combate a Desertificação  do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Barreto Campello.

Ainda consta na programação, apresentação da proposta da Conferência Regional: contextualização, objetivos, eixos temáticos, estrutura, programação responsabilidades do comitê estadual; Roda  de experiências  da  Caatinga e realização de trabalhos em grupos  com  os  eixos  temáticos da  Conferencia  Regional para   elaboração da “Declaração da Caatinga: compromissos  do Estado de Sergipe para  Rio+20”.

Comissão

Além de técnicos da Semarh e do Banco do Nordeste, participaram da prévia da Pré – Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga – A Caatinga na Rio+20- técnicos da Codevasf, Ibama, Embrapa, Pronese, Projeto Dom Hélder, da Sasac e das prefeituras de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória,Porta da Folha e do gabinete da Dep. Ana Lúcia. Também são parceiros da conferência,  a Chesf, o Sebrae, a Fetase e a IDBC.

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.