Semana de Museus prossegue com diversas atividades
Desde o dia 14 de maio acontece em todo o Brasil a 10º Semana de Museus, e é claro que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) não deixaria de preparar uma programação toda especial para os sergipanos. Em Sergipe, o evento contará com exposições, palestras, mesas-redondas, shows musicais, além de visitas guiadas pelas quinze instituições museais do estado.
Na próxima quinta-feira, 17, por exemplo, será o dia dedicado aos museus gerenciados pela Secult. Diversas atividades enriquecerão o dia como apresentações artísticas e importantes palestras como a que será apresentada na Biblioteca Pública, às 14h e que falará sobre “Os desafios da exposição de longa-duração do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe”.
Além desta palestra haverá ainda o lançamento da cartilha de educação patrimonial “O Museu de Arte Sacra de Laranjeiras e a Potencialidade do seu uso Educativo” e uma ação educativa no Museu Histórico de Sergipe, com o tema ‘MHS: memórias, leituras e virtualidade. Blog experimental MHS e mostra audiovisual’.
Para a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana, essa programação é fundamental e enriquece ainda mais as atividades da Semana dos Museus. “É importante que nós façamos uma diversidade de ações, para que todos os museus sejam contemplados e a população tenha ações variadas e que principalmente, que mostrem o trabalho que é realizado pelos museus em todo o Estado”, frisa.
Na sexta-feira, 18, último dia do evento, acontecerá uma importante palestra no Museu da Gente Sergipana, com o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antônio Carlos Sartini, que falará sobre novas tecnologias, ações educativas e ações em Rede para as unidades museais. Uma programação voltada para a nova realidade em todo o país, e que chegou em Sergipe, com a inauguração do Museu da Gente.
Grupo musical
Além da programação acadêmica, alguns artistas engrandecerão a programação da Semana dos Museus. Dentre estes artistas está o grupo Tetraccorde, um quarteto de violões, composto por sergipanos, que divulga a literatura musical e busca enfatizar a produção de artistas locais.
O grupo, idealizado e coordenado pelo professor Luiz Alberto, estreou oficialmente no dia 2 de março deste ano na Sala de Concertos da Sociedade Filarmônica de Sergipe (Sofise), e de lá para cá vem ganhando destaque pelos belos trabalhos instrumentais com violões que realizam.
Recentemente o grupo se apresentou em dois eventos apoiados pela Secult, o Festival Mangaba Instrumental, no dia 3 de maio, e nas comemorações do aniversário do Centro de Criatividade, 9 de maio. Na Semana de Museus o grupo estará se apresentando no dia 17 de maio, às 15h30 na Biblioteca Pública Epifânio Dória e com entrada é franca.
A semana
A 10ª Semana Nacional de Museus tem como tema escolhido pela Secult “Museus e Seus Desafios: Realidade Sergipana”, tema este, foi definido no intuito de nortear as discussões e palestras que ocorrerão durante o evento.
A partir da próxima semana, mesmo após o encerramento da Semana Nacional de Museus, a Secult continua com uma programação levando estudantes de diversas escolas à visitas guiadas nas unidades museais da Secult, uma ótima oportunidade de aprendizado fora do ambiente escolar.
Professores e coordenadores podem ligar para o número (79) 3179-1969 e agendar uma visita no Museu Histórico de Sergipe, localizado em São Cristóvão, ou nos museus Afro-brasileiro e de Arte Sacra e a Casa de Cultura João Ribeiro, que ficam em Laranjeiras. Vale lembrar que as visitas não serão cobradas e necessitam apenas de agendamento prévio.
Confira aqui a programação completa da Semana dos Museus.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semana de Museus prossegue com diversas atividades – Foto: Janaína Santos/Banese