Semana da Água aborda as doenças de veiculação hídrica
O V Encontro Estadual de Recursos Hídrico, parte integrante da programação da Semana da Água, teve continuidade nesta quinta-feira, 22, e mais uma vez o auditório da Codise recebeu estudantes, técnicos, professores e pesquisadores para apresentação de trabalhos, participação de debates e acompanhamento de palestras proferidas por especialistas. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, teve início na última segunda-feira e contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Meio Ambiente (ANA) e de representante de órgãos ambientais de Salvador e Rio de Janeiro.
Nesta quinta-feira, quando se comemora o Dia Mundial da Água, o Encontro abordou o tema Doenças de Veiculação Hídrica, com o objetivo de chamar a atenção para o fato de que não existe saúde e qualidade de vida sem que se tenha acesso a água de qualidade. “A água é um dos principais transmissores de doenças, pois se constitui em um dos principais problemas de saúde no Brasil. Não temos mais acesso, por exemplo, a uma água livre de poluição fecal”, afirma Claúdia M. Melo, palestrante da manhã, que é doutora em parasitologia.
A contaminação de doenças via água não ocorre apenas por contato direto, a exemplo de banhos, ingestão, pesca irrigação ou alagamentos. Essa contaminação também se dá via alimentos, como peixes contaminados ou mesmo a ingestão de carne vermelha. “Refletir sobre a água é imprescindível. A saúde da água hoje não é das melhores”, garante Cláudia Melo.
Para Ingride Ruany, estudante do Instituto Tecnológico de Sergipe, o V Encontro Estadual de Recursos Hídricos tem sido muito importante. Estudante de agroecologia, Ingridy afirma que o “evento tem servido para despertar ainda mais a consciência quanto aos cuidados que devemos ter para com os recursos hídricos e servido também para fazer um alerta às pessoas quanto aos cuidados que devemos ter quando do consumo de água. A cada dia, novas descobertas”, conclui a estudante.
Um dos trabalhos apresentados na manhã desta quinta, abordou o tema “A contribuição da iniciativa privada para manutenção dos recursos hídricos através da educação”. Segundo Sérgio Cardoso Borges e Walter Brito Santos, responsáveis pela apresentação, “os empresários ainda devem melhor cumprir suas obrigações. O foco do nosso trabalho é o setor de tratamento de óleo. Esse trabalho tem sido significativo para a defesa do meio ambiente. Há empresa atuando no recolhimento de óleo de cozinha produzido nas residências. A ideia é promover o recolhimento não apenas no comércio, evitando o despejo desse poluente nos rios”, afirma Walter Brito.
Outro trabalho apresentado foi o Recicle Alegria, projeto desenvolvido pela Semarh, em sua terceira versão, que tem por objetivo reduzir os impactos ambientais resultante do descarte de brinquedos que, não raro, também acabam por contaminar nossas águas. Segundo Vera Cardoso, o Recicle alegria tem sido capaz de envolver estudante, professores e a comunidade no sentido de se evitar ainda maior poluição. “Encontramos muitos brinquedos descartados nos rios e esgotos em nossa cidade. O Recicle Alegria tem sido capaz também de envolver instituição na proteção de nossos recursos hídricos”.
Segundo Ailton Rocha, Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, “o evento tem superado nossas expectativas tanto pela presença de professores, quanto de alunos e a qualidade das palestras. A cada encontro, aperfeiçoamos os aspectos qualitativos na troca de informação técnica entre academia e o que está sendo executada, a política praticada pela Semarh”.
O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, que encontra-se em Brasília participando de reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), do qual é membro, está satisfeito com as atividades e participação da comunidade em toda a programação da Semana da Água, que prossegue nessa sexta-feira, 23, com palestras e exposição no Shopping Jardins.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]