[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe conta, atualmente, com 12.204 profissionais de enfermagem inscritos no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Para celebrar o dia da categoria mais numerosa da saúde, comemorado nesta quinta, 12, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) promove a 72ª Semana Brasileira de Enfermagem, que em Sergipe acontece  nos dias 12 e 13 de maio.

O evento contou com o apoio da secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). “Há três anos, Sergipe tem um evento unificado para a categoria”, ressaltou a presidente do Coren/SE, Irene do Carmo Alves Ferreira, que também destacou o bom diálogo que mantém com a Fundação Hospitalar.  Dos 12.204 inscritos no Conselho, 1.880 são enfermeiros, 4 mil são técnicos e 6.324 são auxiliares.

O quadro da FHS é composto por quase três mil profissionais de enfermagem. “Esta área tem um papel extremamente importante na linha de cuidado. Como a FHS escolheu o modelo de atenção horizontal, o único profissional que está todos os dias do tratamento com o paciente é o enfermeiro. A relação primeira do paciente com a fundação se dá no processo de classificação de risco que é feito pelo enfermeiro. Depois na linha de cuidado diário, que também é feito pelo enfermeiro”, destacou o diretor-geral da FHS, Emanuel Messias.

O tema proposto para este ano foi ‘Cuidado de enfermagem, ética e inovação’. “Com este tema, as entidades trazem para pauta discussões importantes para o trabalho da categoria e para o melhor atendimento aos pacientes. Só temos que parabenizar, pois traz uma renovação de conhecimento, reivindicações e reflexões sobre o papel de enfermagem na assistência”, enfatizou o secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana.

Evento

A programação contará com palestras das professoras-doutoras Alacoque Lorenzini Erdman e Milca Severino Pereira, e com da enfermeira e Mestre Maria José Evangelista. Além disso, serão oferecidos minicursos sobre ‘Dor no trauma e ressuscitação cardiorrespiratória’ e ‘Atualização em dengue e tuberculose’. “Mais do que uma absorção de conteúdo, esse é um momento para troca de experiências”, disse a coordenadora do evento, Maria Pontes de Aguiar.

Presente no evento, o vereador de Aracaju, o médico Emerson Ferreira, destacou a importância de suscitar discussões. “É preciso que a gente tenha compreensão que é necessário incluir no currículo das universidades discussões de ética e humanização dos futuros profissionais. Precisamos de profissionais que levantem a bandeira do SUS [Sistema Único de Saúde]”.

A Semana Brasileira de Enfermagem foi criada por decreto durante a presidência de Juscelino Kubitschek. Ela presta homenagem a Florence Nightingale, nascida no dia 12 de maio, e a Anna Nery, falecida no dia 20 de maio, que foram duas grandes percussoras nacionais e internacionais da enfermagem.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.