Sejuc entrega bolas do ‘Pintando a Liberdade’ e dá nova lição de cidadania
A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) entregou na manhã desta quarta-feira, 19, em evento realizado no Clube do Banese, bairro Atalaia, mais de 2.600 bolas confeccionadas pelos internos do sistema prisional de Sergipe através do projeto Pintando a Liberdade. Todas as associações, escolinhas de futebol e prefeituras, através das suas secretarias de Educação, receberam os kits com bolas destinadas ao incentivo do esporte. O secretário Benedito Figueiredo fez pessoalmente a entrega das bolas e disse que esse é um grande passo pela ressocialização dos internos do Sistema Prisional de Sergipe.
Com a presença de várias autoridades e instituições beneficiadas, o ‘Pintando a Liberdade’ cumpriu seu papel social não só pela entrega das bolas, mas por ter apresentado a todos os presentes os trabalhos realizados pelos internos, revelando, assim, o verdadeiro papel da Sejuc: de ressocializadora e propagadora de cidadania. O secretário disse que a entrega do material foi feita de forma transparente e pública, fazendo com que a sociedade tenha uma nova visão do sistema prisional e dos internos que nele cumprem suas penas.
Para o secretário, é de grande importância promover dignidade, ressocialização e respeito pelo trabalho, que não tem finalidade lucrativa. As bolas confeccionadas na fábrica de Areia Branca são exclusivamente para doação e não podem ser vendidas ou ter sua marca comercializada. Para o secretário, o trabalho realizado pelos internos através do ‘Pintando a Liberdade’, fruto do convênio entre a Sejuc e Ministério dos Esportes com um investimento na ordem de R$ 900 mil, não só oferece a eles a oportunidade de remissão de penas, já que a cada três dias trabalhados eles tem direito a redução de um dia, mas também uma nova oportunidade de vida.
“Eu nunca entregaria essas bolas por entregar. O motivo de estarmos aqui é para que apresentemos o trabalho de novos cidadãos, que tratados com humanidade descobrem no ‘Pintando a Liberdade’ uma nova esperança de vida futura. Esse é um programa humanista, que educa, profissionaliza e prepara o interno para um retorno positivo ao seio da sociedade”, declarou o secretário de Justiça, Benedito Figueiredo. Ele lembrou que só o trabalho evita a ociosidade. Hoje, 400 internos participam do projeto e estimam atingir até o final de 2010 a marca de 31.600 kits produzidos em Sergipe.
O secretário acrescentou em sua fala que, no sistema prisional de Sergipe, todos têm direito a educação e que a nenhum dos internos deve ser negado o acesso ao conhecimento. Ele frisou também que o presídio feminino, que estará inaugurado em breve, dará às internas uma nova condição de vida, já que poderão contar com dignidade como mulheres, sendo disponibilizados no novo presídio creche e berçário, além de camas adaptadas.
Durante a programação, foi apresentado um vídeo mostrando o trabalho dos internos na fábrica, depoimentos das escolinhas beneficiadas, associações e a forma como é conduzido o ‘Pintando a Liberdade’. Em seguida à fala do secretário, as bolas foram entregues e foi encerrado o evento.
Mesa
A mesa foi composta pelo secretário Benedito Figueiredo; o secretário adjunto, Elder Sandes; o diretor do Desipe, Manuel Lúcio Neto; a corregedora geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Maria Creuza Brito de Figueiredo; o coordenador do ‘Pintando a Liberdade’, Alberto Jorge; a prefeita de Japaratuba, Lara Moura; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Reinaldo Moura.
Ainda compareceram ao evento o coordenador Nacional do Movimento Sem Terra (MST), João Daniel; o presidente da Confederação Sergipana de Futebol, José Carivaldo Souza; e os secretários de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel; e da Administração, Jorge Alberto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sejuc entrega bolas do ‘Pintando a Liberdade’ e dá nova lição de cidadania – Benedito Figueiredo
- secretário de Estado da Justiça e Cidadania / Fotos: André Moreira/AAN