[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) realizou nesta manhã, 03, a reunião de implantação do Comitê Gestor do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – no Alto Sertão. O encontro teve como objetivo discutir a execução do Programa, em especial a intermediação da mão de obra para o mercado de trabalho, na perspectiva de fortalecê-lo enquanto instrumento para melhoria das condições de vida dos sergipanos moradores da região.

Na ocasião, além dos sete municípios que compõem o Alto Sertão (Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Poço Redondo, Canindé do São Francisco, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes e Monte Alegre), estiveram presentes representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT); da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sergipe; da Secretaria Estadual de Agricultura; da Secretaria Estadual de Direitos Humanos; da Coordenação Estadual da Juventude; da Secretaria de Políticas para as Mulheres; dos Conselhos Municipais de Assistência Social, secretários e Interlocutores municipais do Alto Sertão Sergipano e a Representação Territorial da Cidadania/Sertão Ocidental.

A diretora do Departamento de Renda e Cidadania (DRC), setor responsável pela execução do Pronatec, Heleonora Cerqueira, ressaltou a importância de reunir instituições executoras e parceiras do programa de qualificação profissional. “A necessidade de formar o comitê gestor e reunir todos que direta ou indiretamente contribuem com a execução eficaz do projeto é para discutir possíveis dificuldades operacionais, mas principalmente criar estratégias de mobilização dentro dos próprios municípios para que o programa obtenha o resultado esperado, que é a inserção dos participantes qualificados no mercado de trabalho e o estímulo ao empreendedorismo individual”.

O desenvolvimento social a partir da qualificação profissional e da geração de renda também foi destaque durante o encontro. “O Pronatec é uma das iniciativas do Governo voltadas para a promoção do desenvolvimento social no Estado de Sergipe, afinal, a capacitação profissional é um meio eficiente para isso, pois promove a autonomia cidadã e a geração de rena e, consequentemente, melhores condições de vida para a população”, afirma Heleonora. 

Quem também acredita no Programa de Qualificação Profissional como uma alternativa para alcançar o desenvolvimento social é a interlocutora do Pronatec no município de Porto da Folha, Daniele de Aragão Santos. “Sem dúvida nenhuma o Pronatec é uma iniciativa muito importante para possibilitar ao jovem melhores condições de vida através do trabalho digno, mas ele só alcançará esse trabalho se for qualificado e capacitado para desempenhar as atividades que o cargo exige. E esse programa do Governo está dando essa chance para muitos sergipanos, então, hoje é o momento de unirmos esforços e acolher o que cada instituição presente tem a oferecer”.

O gerente de relação de mercado do SENAI, José Wolnei dos Anjos, falou sobre a participação da instituição no Pronatec, enquanto uma das executoras dos cursos de qualificação profissional, e se colocou à disposição dos municípios para, dentro do campo de atuação do SENAI, atender às demandas locais. “Apesar de estar mais focado no campo da qualificação industrial, o SENAI está sempre à disposição para possibilitar o atendimento dos municípios no que for preciso, mas para que o programa tenha êxito e corresponda ao seu objetivo principal é importante que o município avalie quais são as reais demandas”.

A secretária de Ação Social do município de Glória, Tamires de Oliveira Lemos, destacou o quanto é necessário sempre avaliar e discutir a execução dos projetos em desenvolvimento para torná-los mais adequados à realidade na qual estão sendo executados. “Estou muito feliz em encontrar nessa reunião quase todos os envolvidos com o Pronatec. Muitas experiências estão sendo trocadas para melhorar ainda mais os resultados do programa e alcançar o máximo de desenvolvimento para os nossos munícipes”.

Pronatec

Os cursos de qualificação profissional executados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  (Pronatec), do Governo Federal, são realizados através de convênio firmado com o Senac, Senai, Senar, IFS, SEST / SENAT. Do total de vagas, 5% são sempre destinadas aos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) tem a função de intermediar a articulação entre o Governo Federal e os municípios para facilitar a inserção da população nos cursos, além de promover a qualificação dos operadores municipais. As vagas são ofertadas a pessoas com baixa escolaridade inclusas no Cadastro Único e com prioridade para os extremamente pobres.

Entre as qualificações oferecidas estão: cabelereiro, manicure e pedicure, garçom, auxiliar de confeitaria, cuidador de idoso, vendedor, auxiliar de cozinha, cuidador infantil, agente de informação turística, recepcionista em meios de hospedagem, empregada doméstica, costureiro, camareira em meio de hospedagem, depilação e maquiagem.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.