Seides participa de abertura da IX Conferência Municipal de Assistência Social
A secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva participou nesta quinta-feira, 12, da solenidade de abertura IX Conferência Municipal de Assistência Social de Aracaju. O evento tem o objetivo de debater sobre a aplicação dos recursos públicos na área socioassistencial e acontece até esta sexta-feira, 13, no Campus Centro da Universidade Tiradentes (Unit).
O evento é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio logístico da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).
“É com grade prazer que participo da conferência de Aracaju. No final do mês será realizada a etapa estadual, e também vamos traçar propostas que favorecerão a Assistencial Social para o estado. E assim, contribuíamos ainda mais para o fortalecimento do SUAS em Sergipe”, destacou a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva.
O evento é realizado a cada dois anos por determinação da NOBSUAS (Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social) e terá como tema central desta edição “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas”.
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, esteve presente no evento. “O trabalho realizado pelos assistentes sociais merece nosso respeito e carinho. Parabenizo a categoria por essa luta louvável pela solidariedade e por esse evento que solidifica ainda mais o trabalho desses profissionais”.
O representante do Conselho Nacional de Assistência Social, José Ferreira da Cruz, destacou que Sergipe tem papel fundamental na história de consolidação do Sistema Único de Assistência Social no Brasil. “Esse foi um dos primeiros estados a romper com o modelo assistencialista, paternalista. Tenho orgulho de representar o Ministério do Desenvolvimento Social neste evento. O Conselho Nacional tem conduzido as conferencias pelo Brasil, objetivando chegar até a conferência nacional, que acontece em dezembro”.
Durante a conferência, o tema central será desdobrado em seis eixos de discussão que são co-financiamento obrigatório da assistência social; gestão do SUAS – vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; gestão do trabalho; gestão dos serviços, programas e projetos; gestão dos benefícios no SUAS; e regionalização.
A diretora do departamento de Assistência Social da Seides, Sônia Lima Azevedo proferiu na conferência uma palestra em relação a avaliação local sobre a Gestão e o Financiamento do SUAS: Sergipe e Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seides participa de abertura da IX Conferência Municipal de Assistência Social –