Seides orienta população sobre como acessar programas sociais
Com o objetivo de esclarecer à população sobre os serviços oferecidos pela Política de Assistência Social como CRAS, CREAS, Bolsa Família, NIS, Cadastro Único e outros, técnicos das Secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Especial de Políticas para Mulheres (SEPMulheres) estão realizando reuniões periódicas com as comunidades atendidas pelo Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos. O encontro aconteceu no Espaço Novos Rumos do Bugio com a participação dos alunos que participam do programa.
Os encontros estão sendo mediados pelos Departamentos de Assistência Social (DAS) e de Renda e Cidadania (DRC). De acordo com a diretora do DRC, Heleonora Cerqueira, esse é mais um trabalho de integração, onde os alunos estão sendo informados sobre todos os direitos sociais. “A orientação da secretária Eliane Aquino é levar todas as informações sobre os programas sociais do Governo, pois muito têm direito e não sabem como acessar. Aqui, estamos passando todas as informações relacionadas a esses direitos sociais”, destacou a técnica.
Também parceira do Novos Rumos, a técnica da SEPMulheres, Claudia Pereira, falou sobre perspectivas e os avanços da mulher no campo de trabalho. “Hoje em dia não existe mais diferença entre o homem e a mulher no mercado de trabalho. Tudo é universal”, colocou Claudia.
Animada e com boas expectativas, a aluna do curso de informática, Marcela Cristina, destacou a importância da iniciativa do Governo de Sergipe oferecer mais essa oportunidade às famílias de baixa renda. “Com esse curso melhora as chances de sermos inseridas no mercado de trabalho. Depois desse, pretendo dar continuidade e partir para o avançado devido à grande concorrência”, frisou a estudante de 19 anos.
Para Francisco de Assis Silva, aluno do curso de eletricista, que atualmente encontra-se desempregado, afirmou estar esperançoso com a nova profissão. “Sou motorista, mas pretendo seguir profissionalmente como eletricista. Com essa nova profissão vou pode também ajudar em casa. Portanto, se Deus ajudar, vou seguir com a profissão”, comemorou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seides orienta população sobre como acessar programas sociais – A técnica da SEPMulheres
- Claudia Pereira