[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) reuniram-se nesta terça-feira, 9, com os parceiros envolvidos no programa de transferência de renda e estímulo à cidadania Mão Amiga. O encontro objetivou  definir a metodologia de cadastramento dos catadores de laranja do município de Estância para a terceira edição do programa.
 
A coordenadora Estadual do Mão Amiga e técnica do Departamento de Renda e Cidadania (DRC), Maria Auta, informou que houve uma mudança no local de cadastro, que antes era realizado nos Sindicatos e agora passou a ser feito nos escritórios das Empresas de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) dos 14 municípios assistidos pelo programa: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga, Lagarto, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba.
 
“O cadastro dos catadores já começou em alguns municípios . Aqui em Estância, após essa reunião, o processo também começará”, ressaltou Auta, ao frisar que os potenciais beneficiários devem levar Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho – todos legíveis – para a efetivação do cadastro.
 
Para o gerente do escritório da Emdagro do município de Estância, Luiz Eduardo Andrade, o encontro é interessante para esclarecer as dúvidas das instituições envolvidas. Segundo ele, a expectativa é que mais de 300 catadores de laranja sejam inseridos na terceira edição do Mão Amiga. “Durante esses dois anos, a parceria foi fundamental. Esperamos que possamos incluir cada vez mais catadores no benefício”, observou.
 
Satisfeito com a iniciativa, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região, Fernando Muniz, destacou que o Mão Amiga ajuda no sustento das famílias no período da entressafra. “Quando chega o verão,  o agricultor não tem como ganhar dinheiro e essa iniciativa beneficiou a muitos trabalhadores rurais. A procura pelo programa tem sido grande e esperamos poder atender a todos. O Mão Amiga sempre vem em boa hora e esse ano vai ser ainda melhor que os anteriores”, declarou .
 
A secretária de Assistência Social da cidade, Hélia Santana, aprova a iniciativa do Governo de Sergipe. “Tudo o que vier para beneficiar a população é louvável. Estamos aqui para somar e seguir em frente com a iniciativa do governador Marcelo Déda”, declarou .
 
O Programa
 
Criado em  2009, o Mão Amiga  beneficia trabalhadores das culturas da laranja e da cana-de-açúcar no período de entressafra: de dezembro a fevereiro no caso da laranja, e de maio a agosto no caso da cana. Até o momento, mais de 14,5 mil trabalhadores rurais foram beneficiados pelo programa, num investimento federal e estadual de mais de R$ 14,5 milhões.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.