[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) passou a integrar nesta manhã, 15, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para promover entre os servidores uma reflexão sobre os problemas ambientais em todos os níveis da administração.

Na ocasião, a representante da Semarh, relações públicas e técnica em educação ambiental, Patrícia Souza, proferiu uma palestra aos servidores da Seides com o objetivo de divulgar o Programa A3P. Ela explicou que a iniciativa pretende estimular os programas de qualidade de gestão e a promoção da melhoria do ambiente de trabalho.

“A Semarh tem a intenção que todos os órgãos do Estado façam a adesão da Agenda Ambiental. Dessa maneira, buscamos por uma melhor qualidade de vida dos funcionários públicos, além de sensibilizá-los para a importância da inserção do A3P”, destaca Patrícia Souza.

A técnica relata que a Agenda pertence ao Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Estado aderiu com a intenção de disseminá-lo em todas as esferas da gestão. “Já realizamos dois seminários estaduais para estimular a adesão ao programa. A Seides já é a sétima instituição que integra o A3P. Percebemos que os servidores ficam mais estimulados a trabalhar pela sustentabilidade ambiental”, reforça a relações públicas.

O próximo passo será formar uma comissão da agenda ambiental, que vai diagnosticar os pontos fortes e fracos da Secretaria em relação ao meio ambiente. A Seides adquiriu cestos de lixo para a realização da coleta seletiva, que será feita pela empresa Torre Empreendimentos.

De acordo com a secretária de Estado da Inclusão, Maria Luci Silva, o seminário foi fundamental para conscientizar os servidores. “Foi importante ressaltar a questão da relação interpessoal dos funcionários. A Agenda não se volta apenas para o meio ambiente, mas também para o relacionamento entre as pessoas. Vamos cuidar para fazer a nossa parte”, frisa a secretária.

Para a coordenadora do Departamento de Diretorias de Políticas e Programas de Desenvolvimento Social (Dipis) da Seides, Sônia Lima, o evento instrui os participantes. “Vamos corrigir os nossos hábitos de desperdício e desatenção com o que consideramos supérfluo. Já percebo a motivação dos servidores para a mudança nos procedimentos administrativos. Vamos manter o uso eficiente dos recursos materiais, naturais, financeiros e humanos”, ressalta Sônia.

A diretora do Departamento de Renda e Cidadania, Heleonora Cerqueira, reforça a importância do A3P. “Já tinha a intenção de separar o lixo da minha casa. Após a adesão do A3P vou colocar em prática essa ação no meu ambiente de trabalho. Precisamos ter esse cuidado, pois com certeza receberemos benefícios futuros”, explica Heleonora.

Lei Eleitoral

Na oportunidade, o coordenador de Comunicação da Seides, Rodrigo Rocha, e a chefe de gabinete Rosane Cunha fizeram uma explanação para orientar os servidores sobre as indicações da Procuradoria Geral do Estado (PGE) em relação a Lei Eleitoral. Os servidores puderam tirar dúvidas sobre as ações permitidas e as consideradas crimes eleitorais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.