[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dezenas de pessoas inseridas nos cursos de qualificação profissional – desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Assistência, Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – receberam nesta quinta-feira, 6, na Barra dos Coqueiros, seus certificados de conclusão. O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social do município.

Os cursos aconteceram entre agosto e dezembro de 2009, e beneficiaram, ao todo, 1.940 pessoas em 60 municípios sergipanos. Na Barra dos Coqueiros, a capacitação aconteceu para 86 alunos, oportunizando a geração de renda à população em vulnerabilidade social.

As oficinas foram oferecidas em todo o estado, nas áreas de: preparação de bolos e tortas; doces e salgados; textura de paredes; instalador elétrico; manicura e pedicuro; manipulação de alimentos, dentre outros. Na Barra dos Coqueiros foram contemplados 20 alunos do curso de doces e salgados, 17 do curso de garçom, 14 de instalador elétrico, 15 de costureira e 20 de agente de limpeza.

De acordo com a secretária de Ação Social da Barra dos Coqueiros, Rita de Cássia Ferreira, as parcerias firmadas entre o município e o Estado vão qualificar a população em busca da autonomia familiar. “Esta é uma de nossas missões. Antes de firmar as parcerias para realização dos cursos, procuramos saber qual a demanda do município em relação ao desemprego e falta de qualificação profissional”, explicou a secretária.

Renda com cidadania

A aluna Maria das Neves Dantas, 30 anos, agradeceu a oportunidade. “Fiz três cursos, entre eles o de garçonete. Estou muito feliz com chance de poder me qualificar profissionalmente. Como ainda não tenho emprego fixo, já estou conseguindo ter uma pequena renda com o meu serviço de garçonete”, destacou Maria das Neves.

José Pedro dos Santos, 24 anos, fez o curso de instalador elétrico, e agora está em busca de um emprego na área. “Pretendo aperfeiçoar as técnicas que adquiri. A minha intenção é trabalhar nessa área e poder sustentar a minha filha através do meu emprego”, relatou.

A representante da Seides, Eudete Argentina, monitora de projetos do Departamento de Renda e Cidadania, disse ser gratificante poder observar a satisfação dos alunos. “Essas pessoas estão prontas para enfrentar o mercado de trabalho, pois agora possuem qualificação profissional. A felicidade dos alunos está estampada em suas faces e isso também nos deixa felizes”, aponta Eudete.

Continuidade

Na próxima terça, dia 11, às 15h, serão entregues 64 certificados no município de Monte Alegre. Lá, também receberão certificados os cursistas de Canindé do São Francisco, Nossa senhora de Lourdes e Gararu. As oficinas ofertadas nesses municípios foram de doces e salgados, colorimetria e bolos e tortas.

No dia 18, serão entregues, na Secretaria de Assistência Social de Divina Pastora,80 certificados. Os alunos dos municípios de Capela, Siriri e Santa Rosa de Lima também receberão – durante o evento – os certificados de instalador elétrico, doces e salgados e textura em parede.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.