[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um caminhão para o transporte de ovinos foi entregue nessa segunda-feira, 5, pela secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, à Associação Sergipana de Caprinos e Ovinos (Ascco). A entrega aconteceu durante a tarde na sede da Ascco, no Parque João Cleófas.

O veículo foi adquirido com recursos do Edital 2010 de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais de Baixa Renda, realizado pelo Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e vai permitir que os caprinocultores de Sergipe participem da Feira Internacional de caprinos e Ovinos (Feinco), que acontece em São Paulo (SP), de 12 a 16 de março.

“Ao abrir esse edital em 2010, tínhamos a pretensão de contemplar pelo menos uma entidade de cada um dos 75 municípios sergipanos, mas infelizmente nem todos os projetos recebidos atendiam às demandas do edital. O nosso objetivo é fortalecer as pequenas associações cada vez mais, levando qualidade de vida e sustentabilidade para os pequenos produtores. Torço para que esse caminhão traga muitos benefícios para a associação”, destacou a secretária de Estado de Inclusão Social, Eliane Aquino.

Ao todo, o edital beneficia 15 projetos com R$ 3.367.069,85. Deste valor, R$ 2.979.516,66 estão sendo desembolsados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e pelo Fundo Social do BNDES cada um com 50% do investimento. As instituições beneficiadas entram com uma contrapartida mínima de 10%.

“Esse veículo será de extrema importância para o trabalho que associação desenvolve, pois trará uma mudança no patamar dos serviços que prestamos. Temos clientes em vários lugares do Brasil e agora não teremos mais dificuldades para transportar os nossos produtos. Ainda esta noite o cominhão fará sua primeira viagem para São Paulo”, relatou o presidente da Ascco, Arnaldo Dantas.

Através do edital, o Governo potencializa e fortalece os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Sergipe para gerar emprego e renda. Durante a execução dos convênios, as associações deverão cumprir algumas obrigações estabelecidas no edital como processos licitatórios, prestação de contas e a instrução normativa nº 6 da Controladoria Geral do Estado, que dispõe sobre convênios, termos de cooperação técnica e outros ajustes de natureza financeira.

O secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, destacou o empenho do Governo de Sergipe no desenvolvimento agropecuário do Estado. “O fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) desenvolvido pelo Governo de Sergipe é um grande incentivo aos pequenos produtores. Essa e outras iniciativas fortalecem a cada dia o desenvolvimento agropecuário de Sergipe”.

Trabalho integrado

Os Arranjos Produtivos Locais de Baixa Renda são atividades produtivas desenvolvidas coletivamente, cuja a produção caracteriza-se como de pequena escala e têm como principal fim reforçar a renda familiar, com foco no interesse social. Em Sergipe, os APLs são coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Presenças

Também estiveram presentes no evento, Eduardo Silveira Sobral, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Sergipe, Débora Fontes, representante da Sedetec, Adailton Santos, delegado do Ministério do Desenvolvimento Social de Sergipe e Heleonora Cerqueira, diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.