[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realizou nesta terça-feira, 19, uma reunião técnica sobre a execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Estado de Sergipe em 2013 e as pactuações para 2014.

Na ocasião, foi apresentado um balanço da execução do Pronatec em Sergipe no que diz respeito ao perfil do público atendido e principais eixos e cursos ofertados, além de relatos de alguns municípios de pequeno, grande e médio porte sobre as dificuldades e avanços nas etapas de adesão; negociação e pactuação de vagas; mobilização; acompanhamento dos beneficiários e articulação com políticas de inclusão produtiva.

A representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Natália Almeida, agradeceu a parceria da Seides, como interlocutora estadual e apresentou o panorama do Pronatec em Sergipe. “Aracaju ocupa o sexto lugar no Brasil em número de matrícula, entre os 20 principais municípios que integram o Pronatec. Em 2013, Sergipe teve, até o momento, 19.293 vagas pactuadas no Pronatec e 13.940 matrículas em 51 municípios”.

A diretora do Departamento de Renda e Cidadania, Heleonora Cerqueira ressaltou a criação dos grupos gestores do Pronatec. “O Governo de Sergipe deu um grande passo ao promover os encontros territoriais para a criação dos grupos gestores do Pronatec, já pensando nas novas oportunidades do próximo ano. A Seides tem um grande orgulho em capitanear esse trabalho”.

O secretário de Estado do Trabalho, Fábio Mittidieri participou do encontro. “O Governo do Estado de Sergipe está de braços abertos para continuar o trabalho com o Pronatec em 2014. O sucesso do programa no estado é o sucesso da população sergipana”.

A prefeita de Arauá, Ana Helena Andrade, destacou a importante execução do Pronatec no seu município. “O programa foi um grande sucesso para o município, proporcionando um impacto na qualificação profissional da população de baixa renda de Arauá”.

Os cinco municípios sergipanos com maior quantidade de matrícula foram Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, Salgado e Itabaiana. Os cursos mais procurados são de auxiliar administrativo e operador de computador.

As instituições ofertantes de cursos do estado com maior número de alunos matriculados são Senai (55%), Senac (42%) e Senat (3%). O Governo Federal repassou para Sergipe em 2013 mais de R$ 27 mi para atender os 13.940 alunos matriculados no Pronatec.

O perfil dos alunos participantes do Pronatec em Sergipe apresentou que 74% dos alunos matriculados são mulheres e 26 % são homens. A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, parabenizou a importante atuação das mulheres no Pronatec. “O programa traz uma política pública que atua na transversalidade, envolvendo várias pastas e beneficiando a população em vulnerabilidade, em especial mulheres dispostas a mudar suas vidas”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.