[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para nivelar os conhecimentos em relação às atualizações do Cadastro Único (CadÚnico), gestores do Departamento de Assistência Social (DAS) da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e das secretarias da Saúde (SES) e Educação (SEED) reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 11, na sala de reuniões ‘Frutos da Terra’, na sede da Seides.

No encontro foram discutidos assuntos referentes às responsabilidades dos entes federados na gestão do CadÚnico para a execução das determinações da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Assistência Social, Saúde e Educação têm por intuito o cadastramento e atualização de informações dispostas nos formulários de dados.

Segundo o coordenador Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, José Carlos Ferreira Passos, todos os 75 municípios sergipanos já superaram a estimativa do Censo 2010 sobre o número de famílias pobres.
 
Ele expôs que “a Seides como coordenadora estadual deve manter contato direto com a Caixa [Econômica Federal] e o MDS, fazendo a ligação com os municípios e fornecer as informações que alimentam a base de dados da Senarc”.

A importância de reuniões como essas para a instrução nos processos relacionados as ações do Cadastro foi comentada pela assistente social, Maria de Fátima Leite. “O cadastradores precisam ter a sensibilidade também para mostrar os direitos e deveres dos beneficiados do CadÚnico”, disse.
 
“Para alguns segmentos populacionais devem ser realizadas abordagens e estratégias de cadastramento diferenciado”, completou o coordenador José Carlos, orientando a equipe quanto à identificação e inserção das populações específicas, como indígenas, quilombolas, de moradores de rua e de trabalhadores escravos nas políticas públicas e programas sociais do Governo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.