Seides discute nivelamento sobre gestão do Cadastro Único
Para nivelar os conhecimentos em relação às atualizações do Cadastro Único (CadÚnico), gestores do Departamento de Assistência Social (DAS) da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e das secretarias da Saúde (SES) e Educação (SEED) reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 11, na sala de reuniões ‘Frutos da Terra’, na sede da Seides.
No encontro foram discutidos assuntos referentes às responsabilidades dos entes federados na gestão do CadÚnico para a execução das determinações da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Assistência Social, Saúde e Educação têm por intuito o cadastramento e atualização de informações dispostas nos formulários de dados.
Segundo o coordenador Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, José Carlos Ferreira Passos, todos os 75 municípios sergipanos já superaram a estimativa do Censo 2010 sobre o número de famílias pobres.
Ele expôs que “a Seides como coordenadora estadual deve manter contato direto com a Caixa [Econômica Federal] e o MDS, fazendo a ligação com os municípios e fornecer as informações que alimentam a base de dados da Senarc”.
A importância de reuniões como essas para a instrução nos processos relacionados as ações do Cadastro foi comentada pela assistente social, Maria de Fátima Leite. “O cadastradores precisam ter a sensibilidade também para mostrar os direitos e deveres dos beneficiados do CadÚnico”, disse.
“Para alguns segmentos populacionais devem ser realizadas abordagens e estratégias de cadastramento diferenciado”, completou o coordenador José Carlos, orientando a equipe quanto à identificação e inserção das populações específicas, como indígenas, quilombolas, de moradores de rua e de trabalhadores escravos nas políticas públicas e programas sociais do Governo.
- Seides discute nivelamento sobre gestão do Cadastro Único – Fotos: Ednah Mary/Seides