Seides conclui apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos aos municípios
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) concluiu nesta segunda, 19, o processo de apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Sergipe) aos municípios sergipanos que participarão da iniciativa. Os trabalhadores rurais de Pedra Mole e suas entidades representativas receberam a visita dos técnicos do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Seides.
Ao todo, o PAA envolve sete municípios de Sergipe que integram o Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad). Os outros seis municípios (Graccho Cardoso, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Pedra Mole) já haviam sido apresentados ao programa.
De acordo com a coordenadora do PAA Sergipe, Vânia Junqueira, o processo de apresentação encerra a primeira etapa do programa. “Em seguida, realizaremos três oficinas de capacitação técnica de produção sustentável dos alimentos com os agricultores contemplados pela ação”, explicou.
Programa
O objetivo do PAA é adquirir alimentos da agricultura familiar para atender à necessidade nutricional de 8.167 pessoas atendidas por programas estaduais e municipais de segurança alimentar. Dessa forma, a meta é complementar a merenda escolar, creches, hospitais, cozinhas comunitárias e/ou entidades beneficentes e assistenciais.
Ao todo, o programa pretende adquirir 490 toneladas de alimentos de 210 agricultores familiares e assentados da reforma agrária, organizados em grupos formais ou informais, observando o limite de R$ 4,5 mil por agricultor/ano.
O agricultor José Domingos, de 67 anos, entendeu a explicação e garante a participação no programa. “Gostei tanto desse projeto que já queria começar amanhã mesmo. Planto macaxeira, maracujá, feijão, milho e tenho uma criação de galinhas. Fiquei muito feliz ao saber que os meus produtos terão destino certo”, ressalta José Domingos.
Para a assentada Maria de Lourdes Silva, de 63 anos, a satisfação não foi diferente. “O feijão e o milho que planto na minha roça têm uma ótima qualidade, já que não uso nenhum agrotóxico. Tenho certeza que os meus alimentos passarão no teste de qualidade”, garante Maria de Lourdes.
O PAA de Compra Direta Local é uma ferramenta importante, pois integra políticas públicas que proporcionam ao agricultor familiar oportunidades de emprego e renda, além do resgate da plena cidadania e apropriação do valor da produção família.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seides conclui apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos aos municípios – O agricultor José Domingos