Seides avalia plano para uso de novos equipamentos da Feira da Agricultura Familiar
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) reuniu nesta terça-feira, 17, representantes de cooperativas para continuar a avaliação do projeto das ‘Feiras de Agricultura Familiar’. Durante o encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Seides, o Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderos), apresentou o plano de ação deste ano para a utilização dos equipamentos que foram entregues em dezembro de 2011 e a atuação junto às cooperativas e ao projeto.
De acordo com o técnico do DRC, Eudas Feitosa, um dos principais objetivos do Governo Marcelo Déda é que a agricultura familiar funcione não apenas como meio de subsistência para a alimentação dos produtores, mas como fonte de recursos para sustentar a família como um todo, custear os estudos das crianças e investir no empreendedorismo.
“É fundamental que a atuação do Icoderus seja bem explicitada para que o próprio agricultor possa tomar ciência dos benefícios que pode receber com a realização das feiras. Além disso, eles vão receber o acompanhamento necessário e capacitação para comercializar seus produtos em novos mercados”, falou Eudas.
Das 14 cidades previstas para integrar o projeto, quatro já têm feiras implantadas (Ribeirópolis, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Aracaju) e três estão previstas para o final desde mês (Umbaúba, Canindé do São Francisco e Boquim). A meta é que as feiras estejam em pleno funcionamento nos 14 municípios até o início do segundo semestre deste ano.
“Esperamos que isso aconteça com a entrega desses equipamentos e a finalização da licitação do projeto seguinte, com a compra dos caminhões que vão beneficiar mais diretamente o projeto atuando na entrega e recepção das mercadorias”, afirmou o delegado do Desenvolvimento Agrário em Sergipe pelo MDA, Adailton dos Santos.
Animado com o resultado da reunião, José Joelito Costa, presidente da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar (Centrafes), avaliou de forma positiva o encontro, pois desta vez, além das bases de comercialização que fazem parte do processo através da Icoderus, a cooperativas também participaram.
“Trouxemos as cooperativas, pois são elas quem pode nos ajudar com a sustentabilidade do projeto, uma vez que podem viabilizar a questão do transporte, da logística e de organizar os agricultores nesse processo. É uma ferramenta a mais”, colocou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seides avalia plano para uso de novos equipamentos da Feira da Agricultura Familiar – Fotos: Ascom/Seides