Seides apresenta itens de construção que serão entregues a vítimas da chuva em Socorro
Dando continuidade à distribuição dos materiais de construção às vítimas das chuvas nos municípios que decretaram situação de emergência no período de chuvas de 2010, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) entregou na manhã desta sexta-feira, 17, a relação dos itens que os 27 beneficiários da cidade de Nossa Senhora do Socorro vão receber.
A assistente social da Seides, Kátia Ferreira, representando a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, explicou que os 889 beneficiários estão cadastrados no CadÚnico e vivem em situação de vulnerabilidade. “Essas pessoas viviam em encosta e beira de rio. Hoje, entregamos as planilhas com a relação do material que cada beneficiário irá receber. Todos também conheceram a metodologia da entrega. É o momento que a população tem para tirar suas dúvidas”, relatou.
“Com a chegada desses materiais as casas serão reformadas e, com certeza, haverá uma melhoria da estrutura. Dessa forma, problemas que poderiam surgir com as chuvas serão minimizados”, observou o coordenador da Defesa Civil de Socorro, major Rollemberg. O morador do povoado Guajará, Gilvan dos Santos Júnior, distante seis quilômetros da sede da cidade de Socorro, perdeu tudo nas chuvas de 2010 e não escondeu a alegria de ser beneficiado. “Essa ajuda está sendo muito bem vista pela comunidade. Pensei que agora no mês de junho iria passar pelo mesmo sofrimento de dois anos atrás, mas isso não aconteceu. Vou agora pensar no futuro”, afirmou.
Mais entregas
As reuniões nos municípios que decretaram situação de emergência no ano de 2010 serão concluídas após os encontros de Carmópolis, com 204 beneficiários, Laranjeiras (382), Maruim (59) e São Cristóvão (92). A Seides já realizou encontros com os beneficiários dos municípios de Itabaiana, Brejo Grande, Neópolis, Pacatuba, Ilha das Flores e Nossa Senhora do Socorro.
Procedimento
O Governo Federal enviou, em setembro do ano passado, o recurso para prestar atendimento às vítimas. Como a verba chegou às vésperas de encerrar o prazo do decreto de emergência, a solução encontrada pela Seides foi utilizar o recurso legal da licitação para adquirir os kits, processo que só pode ser iniciado após o período eleitoral.
A primeira licitação aconteceu ainda em 2010, porém a empresa ganhadora desistiu do negócio. Após o fechamento do exercício financeiro de 2010, o segundo processo foi tramitado e a empresa vencedora iniciou a distribuição dos materiais nos municípios em maio.
A Seides ficou responsável pelo gerenciamento das ações de socorro, e a outra parte do recurso ficou sob o gerenciamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), que são responsáveis pelas ações de construção e prevenção a novas inundações.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Seides apresenta itens de construção que serão entregues a vítimas da chuva em Socorro – Fotos: Ascom/Seides