[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado das Cidades e da Integração Municipal (Secim) inicia nesta quarta-feira, 21, a segunda etapa do Curso de Capacitação de Gestores para elaboração de Plano Diretor Participativo. O curso acontece no auditório da Pronese até esta sexta-feira, 23. O curso é direcionado a prefeitos, assessores técnicos, vereadores e técnicos do Governo do Estado. A abertura será às 14h de quarta-feira, com o secretário João Bosco da Costa.

O objetivo do curso é capacitar os gestores públicos para a elaboração, de forma democrática e participativa, dos planos diretores de suas cidades, promovendo o desenvolvimento sustentável dos municípios sergipanos. O curso tem uma carga horária de 18 horas e foram disponibilizadas vagas para até três representantes de cada município. A qualificação da primeira turma, que aconteceu de 12 a 14 de novembro, foi formada por 58 participantes de 36 municípios.

O plano diretor das cidades é necessário na hora em que os municípios com mais de 20 mil habitantes vão solicitar recursos aos governos Federal e dos estados. Além de cumprirem a Lei de Responsabilidade Fiscal, os municípios devem ter os planos diretores aprovados pelas Câmaras de Vereadores de suas cidades.

Curso

Entre os palestrantes estão o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Sergipe, José Wellington Costa, a geógrafa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) professora-doutora Vera França e a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, que debaterão sobre o Plano Diretor Participativo.

Participam desta segunda turma prefeitos e assessores técnicos dos municípios de Amparo do São Francisco, Aquidabã, Arauá, Boquim, Brejo Grande, Canhoba, Capela, Carmópolis, Cristinápolis, Cumbe, Divina Pastora, Gararu, Graccho Cardoso, Indiaroba, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Japoatã, Macambira, Malhada dos Bois, Malhador, Monte Alegre de Sergipe, Muribeca, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pirambu, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Riachuelo, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, São Miguel do Aleixo, Salgado, São Francisco, Tobias Barreto, Tomar do Geru, Umbaúba e Telha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.