[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Márcio Cracel, Patrícia Bacaj e Eugênio Lira estarão durante esta semana em Sergipe para acompanhar mais uma etapa da construção do Projeto de Modernização Fazendária (Promofaz) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que propõe uma linha de financiamento de US$ 7 milhões para ações de modernização organizacional na área de gestão estratégica na Sefaz. A Missão de Identificação e Orientação do Promofaz foi recebida na manhã desta segunda-feira, 14, pelo secretário adjunto da Fazenda, Fernando Monteiro Marcelino, em um encontro que contou com a participação das superintendências e gerentes da secretaria.

O objetivo de mais uma vinda dos consultores do BID à Sefaz é o de concluir a etapa de formalização da Matriz de Problemas e Soluções. A partir da Matriz de Problemas, o grupo de trabalho vai poder iniciar o detalhamento de ações e o plano de investimentos para o projeto. Até a próxima sexta-feira, 18, acontecem as reuniões setoriais de defesa técnica dos indicadores constantes na Matriz de Problemas e Soluções e a avaliação de risco do Projeto de Modernização Fazendária.

Segundo o secretário adjunto da Fazenda, Fernando Marcelino, a presença dos representantes do BID durante esta semana em Sergipe para discussões no avanço do Promofaz é mais um passo para a concretização de um dos maiores objetivos da Fazenda estadual: implementar um conjunto de ações de aperfeiçoamento da gestão tributária para melhoria da prestação de serviços ao contribuinte.

“Durante esta semana discutiremos a Matriz de Problemas e Soluções de cada área em particular e realizar a análise de risco do projeto. Os consultores do BID vão nos auxiliar nesta parte e traçar encaminhamentos consistentes para a captação dos investimentos através desta linha de financiamento”, resumiu o secretário adjunto.

Para o consultor do BID Márcio Cracel, desde a aprovação pelo Ministério do Planejamento da carta-consulta para a implantação do Projeto de Modernização Fazendária até a liberação efetiva do financiamento do banco existem etapas de consolidação do projeto que garantam a viabilidade e eficácia das ações, por isso as constantes visitas dos técnicos. “Nós somos os facilitadores para a implementação dos projetos que as secretarias pleiteiam junto ao BID”, disse Cracel.

Sobre o Promofaz

No ano passado, a Secretaria de Estado da Fazenda elaborou uma carta-consulta à Secretaria de Assuntos Internacionais solicitando um financiamento da ordem de R$ 15 milhões para investimentos na completa modernização organizacional de gestão estratégica. Em maio deste ano, a Sefaz obteve a aprovação pelo Ministério do Planejamento da carta-consulta para a implantação do Promofaz. As visitas dos técnicos fazem parte da consolidação do projeto, para posterior análise final e aprovação da liberação da linha de financiamento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.