[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Três postos de combustíveis interditados e outros cinco autuados. Este foi o saldo de uma operação promovida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP), encerrada nesta sexta-feira. A ação teve início na última terça-feira e visou coibir a comercialização de combustíveis adulterados nos postos da capital.
 
As irregularidades encontradas nos estabelecimentos vão desde a pressão excessiva do Gás Natural Veicular (GNV), que pode causar a explosão dos veículos, à quantidade superior de álcool permitido para a mistura com a gasolina, o que provoca uma série de problemas no rendimento do automóvel.

Na interdição de um dos postos foi detectada a comercialização do álcool com um teor inferior ao permitido, de 91,9%, quando o percentual é de 92,6% a 94,7%. Em outro, o teor de álcool adicionado à gasolina era de 27%, quando o estabelecido pela ANP é de 22% a 24%. 

Em alguns casos, as irregularidades resultaram apenas em multas, cujos valores variam de R$ 20 mil a R$ 2 milhões. A operação fiscalizou aleatoriamente 10 postos de combustíveis em Aracaju e destes, apenas dois estavam dentro das normas.

Segundo a supervisora do grupo de combustíveis da Sefaz, Marilene Nunes, a ação promovida em conjunto com a ANP ocorrerá com maior freqüência. "O objetivo não é apenas punir os infratores, mas também alertar os consumidores sergipanos sobre a qualidade do combustível comercializado na capital", disse.

Marilene Nunes aconselha o consumidor a estar mais atento às especificações contidas nas bombas, a exemplo do permitido para o gás natural, que é de 215,7 bar. "O limite acima disso pode provocar até a explosão do veiculo", ressaltou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.