[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 8, no auditório do Sindiprev, aconteceu a assinatura de contrato temporário e posse dos 45 educadores, selecionados em concurso público para exercer as atividades de Coordenadores de Núcleo de Esporte Educacional, do programa  Segundo Tempo.

O programa ‘Segundo Tempo’ chegou para oferecer esporte, lazer e educação aos brasileiros. Em Sergipe essa realidade não é diferente. Inicialmente, o programa será lançado em 38 municípios, atendendo a 10 mil alunos. “Em uma segunda fase, possivelmente na renovação do convênio, o programa atenderá aos 75 municípios sergipanos num total de 55 mil alunos”, lembrou Achiles Silveira, da Seel, coordenador geral do programa.   

O programa ‘Segundo Tempo’ é resultado de um convênio firmado entre o Governo Federal e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel). “Sergipe deixou para trás estados com maior peso federativo, como São Paulo e Rio de Janeiro, e saiu na frente na execução do programa, conseguindo descentralizar o “Segundo Tempo”, comemora o secretário do Esporte e do Lazer, Mauricio Pimentel.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) e as prefeituras de diversos municípios são parceiras da Seel nesse programa. Coube à Sead a execução de todo o processo seletivo, que resultou na aprovação dos 45 coordenadores empossados nesta data.

O ‘Segundo Tempo’ consiste no desenvolvimento de atividades esportivas, entre crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos de idade, que estejam matriculadas e frequentando a escola regularmente. O programa visa ocupar as horas vagas dos estudantes, retirando-os da rua e, consequentemente, afastando-os de áreas de vulnerabilidade. “O programa utiliza o contra-turno do aluno. Ou seja: quem estuda pela manhã faz o Segundo Tempo à tarde e vice-versa”, informou Achiles Silveira.   

Aquiles Silveira ressaltou a mudança que o programa proporcionará no estado. “Foram aprovados aqueles que são capazes de exercer essa função. O início pode até ser difícil, mas tenho certeza que muitas vitórias virão. Este é um novo tempo para Sergipe”, afirmou.

Inicialmente, o programa irá atender 10 mil crianças e adolescentes em 38 municípios sergipanos. “Nossa meta é que, em 2011, 75 municípios sejam participantes, com 55 mil alunos atendidos”, explicou.

O Secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da colaboração de todos em prol da inclusão social. “As secretarias precisam trabalhar juntas, quando isso acontece, nós vamos vencendo as etapas e colhendo os frutos”, disse, destacando a competência da SEAD na realização do concurso que selecionou os coordenadores, com a maior lisura em um processo extremamente transparente. “Quebramos o paradigma de concurso com “cartas marcadas”. Foram aprovados, ganharam a vaga de coordenador, aqueles que tiveram competência para tal”, ressaltou Jorge Alberto. 

Selecionados

Um dos selecionados foi o Professor de Educação Física Ricardo Araújo. O  educador atuará no município de Simão Dias e garante estar disposto a fazer o melhor. “É uma excelente oportunidade de fazer a diferença, trabalhando na minha área. Vou dar tudo de mim para alcançar, tanto as minhas metas quanto as do projeto”, afirmou.

A Professora Nila Katheryne Bispo, que reside em Aracaju, mas vai trabalhar em Santo Amaro das Brotas, também diz estar contente, por poder atuar em um projeto tão grandioso. “Nunca vi nada nessa dimensão. Não tenho dúvidas, de que haverá grandes mudanças nas escolas e na vida das crianças”, disse.

O Secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, prestigiou o evento e expressou sua alegria, por cumprir as responsabilidades que tem nas mãos. “Sonho em deixar para as próximas gerações, grandes feitos no esporte. Sei que investir na prática esportiva e na educação é caminhar para a melhoria da vida social de cada cidadão”, disse.

Segundo Maurício Pimentel, cada governo tem suas necessidades e, se cada um fizer a sua parte, essas demandas serão supridas, deixando a sociedade mais feliz. “Para fazer um estado melhor é preciso trabalhar, nunca deixar de lutar e de ter esperança. Isso, sim, é capaz de mudar a história de Sergipe.”, assegurou.

Pimentel lembrou que a demanda encontrada pelo governo Marcelo Deda foi para atendimento à saúde, construindo hospitais, casas de saúde e clinicas, na segurança publica, com a construção de presídios e cadeões. Vamos mudar essa demanda e fazer com que daqui a 15 ou 20 anos, a demanda das futuras gerações seja pela construção de ginásios de esportes e vilas olímpicas, em todo o estado de Sergipe. Vocês professores de Educação Física terão um papel importantíssimo na mudança dessa demanda. Teremos mais saúde, mais atletas e menos violência”, destacou Mauricio Pimentel.

Ao final da solenidade, os secretários Jorge Alberto e Maurício Pimentel entregaram uma rosa a cada uma das mulheres presentes, em homenageando-as pelo “Dia Internacional da Mulher”, transcorrido neste 8 de maio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.