[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

“Sinto-me muito feliz em estar participando da abertura dos Jogos da Primavera. Dá sempre um frio na barriga a emoção de ganhar ou perder. Mas a minha grande expectativa é de vencer”, disse a aluna do Colégio Estadual Dom Luciano, Crislaine Carvalho, durante a abertura dos XXIX Jogos da Primavera. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira, 21, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira.

A cerimônia foi aberta com a apresentação de um vídeo com flashes das edições de 2007 a 2011, emocionando a todos os alunos, atletas, professores e o público em geral. Houve também apresentações artísticas, com o grupo de dança da Academia Partners, Banda Marcial do Colégio Estadual Barão de Mauá, entre outras. O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, prestigiou o evento e destacou a importância dos jogos na vida dos alunos. 

“O esporte tem como objetivo fazer com que a autoestima do aluno seja elevada, afinal de contas é através dele que a gente pode fazer com que esses estudantes evitem o mundo das drogas e da violência. Temos a intenção de que, com o incentivo do esporte, também melhorar a educação. Assim, os alunos acabam estudando mais e a gente coloca o esporte como uma das prioridades do Governo do Estado”, disse.

Com o tema “Primavera: o acordar dos jogos”, o evento contou com a participação da embaixadora do Comitê Olímpico Brasileiro, Adriana Araújo, que ganhou a medalha de bronze na modalidade boxe nas Olimpíadas de Londres 2012. “Este é um evento muito importante para todos os jovens que estão começando agora. Esses jogos vão revelar novos e grandes atletas, e é necessário estar sempre incentivando e investindo para que os alunos participem, não só dos Jogos da Primavera, mas de qualquer torneio nacional”, afirmou a atleta olímpica.

Cerimônia

Durante a cerimônia houve a entrada das bandeiras das unidades de ensino que vão participar dos jogos, que desfilaram pelo Ginásio, e dos atletas medalhistas das Paraolimpíadas Escolares que representaram Sergipe em 2011, nas modalidades atletismo e natação em São Paulo. A aluna atleta de natação, Sarah Souza Marques, medalhista das Olimpíadas Escolares 2012, fez o Juramento do Atleta. Já o Juramento dos Árbitros ficou por conta de Roberto Esmerim do Sacramento.

A diretora do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (DEF/Seed), Maria Auxiliadora Pires, disse que “os jogos fomentam o desenvolvimento do esporte escolar, favorecendo a qualidade técnica dos alunos e obtendo bons resultado, como agora recentemente em Poços de Caldas, onde Sergipe conquistou sete medalhas”.

O momento mais esperado foi a entrada do Fogo Simbólico, que foi conduzido por vários atletas medalhistas das Olimpíadas Escolares Etapa Nacional. No final, a medalhista olímpica Adriana Araújo entregou a tocha à aluna Viviane Santos Souza, medalhista das Olimpíadas Escolares, que acendeu a pira.

Expectativas

“Estou com as melhores expectativas possíveis para ganhar. Os jogos ajudam a tirar os jovens das drogas, do mundo perigoso e incentiva a prática do esporte. Além disso, a gente adquire experiência para jogar mais e melhor”, disse o aluno Felipe Travassos, que vai jogar na modalidade Futsal. Além dele, vários outros estudantes não esconderam a satisfação de estarem vivenciando esse momento. Foi o caso de Jônata Oliveira de Assis, da Escola Estadual Professor Francisco Portugal, que disse estar muito emocionado em participar dos jogos.

A estudante Andreza Santos, do Colégio Estadual Barão de Mauá, participou da abertura tocando na Banda Marcial, e elogiou bastante o evento e a prática do esporte. “Acredito que os jogos estimulam os adolescentes a não ficarem na rua, a praticar um esporte. E estou adorando a abertura dos jogos, que está sendo uma festa muito bonita”, afirmou.

Quem também se sentiu bastante feliz com o evento foi Ana Carolina de Almeida Costa, que estuda no Instituto Dom Ferreira Gomes. Ela é atleta de volei de quadra, e vai disputar o campeonato mundial na Espanha, no próximo ano. “Os jogos são importantes porque nos ajuda a conhecer outras pessoas, na disciplina e na escola. Tenho uma ótima expectativa para os Jogos da Primavera, pois pretendo ser campeã. O espírito esportivo é o que importa. Ganhar ou perder é consequência”, declarou.

Já Ana Paula Tavares Nunes, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, que vai participar na modalidade futsal, disse: “minha expectativa é vencer com garra e conquistar medalhas nesses jogos. A união de todos os colégios e a felicidade de estar representando a minha escola é o que mais me emocionam”.

Com grandes expectativas estava também o professor de Educação Física Clauder Rodrigues. Ele veio do município de Monte Alegre para trazer suas alunas que vão participar na categoria futsal feminino. “Nossos alunos nunca participaram desses jogos, principalmente a equipe feminina. Este ano estamos esperando suprir as expectativas. Vai ser uma ótima oportunidade para elas vivenciarem um campeonato estadual. Será um acontecimento único na vida delas” declarou, acrescentando que o esporte favorece a amizade e o companheirismo entre os estudantes.

Uma de suas alunas, Juliana Almeida Silva, disse que “minha expectativa é de ganhar medalhas e levar a vitória para a minha cidade. Acho que a prática do esporte faz bem para a saúde, para vida e nos ensina muito”.

Olimpíadas Escolares

As equipes campeãs dos XXIX Jogos da Primavera irão representar o estado de Sergipe na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, categoria B, que ocorrerá em Cuiabá (MT), no período de 25 de novembro a 8 de dezembro. Nas modalidades individuais  – atletismo e natação – serão classificados para a etapa nacional apenas os atletas que tiverem obtido índice técnico estabelecido pelo comitê organizador estadual dos Jogos da Primavera. 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.