[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Secretários de Educação de diversos municípios sergipanos se reuniram na manhã desta quinta-feira, 7, no auditório da Secretaria do Estado da Educação (Seed). O encontro, promovido pela Secretaria, teve como objetivo mobilizar os municípios para criação dos fóruns municipais de Educação e fazer parte dos trabalhos propostos pelo Fórum Estadual de Educação, que foi instalado no dia 19 de fevereiro pelo secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.
 
Uma primeira reunião foi realizada no dia 20 de fevereiro. O encontro desta quinta-feira foi com os secretários e representantes de municípios que não puderam estar presentes à primeira reunião.
 
De acordo com o coordenador do Fórum Estadual de Educação, Manoel Prado, outro objetivo da reunião é informar aos secretários sobre o conjunto de documentos já disponíveis para a organização dos fóruns e da elaboração dos planos municipais de Educação.
 
“Cabe ao Fórum Estadual de Educação mobilizar o estado e os municípios, através dos diversos segmentos sociais e dos poderes constituídos, para a realização das conferências, que se debruçarão sobre o documento-base da CONAE 2014. Esse documento está dividido em sete eixos e propõe fundamentos e princípios para nortear a educação brasileira”, destacou Manoel Prado.
 
A coordenadora de mobilização, Ana Lúcia Muricy, ressaltou a importância da reunião. “Esse primeiro passo de mobilização é essencial, porque, sem a participação dos municípios, nós não vamos conseguir ter a presença de todos os segmentos e de todas as entidades civis e organizações sociais, que estão localizadas nos diversos territórios de Sergipe. Cada município vai poder colocar a sua visão de educação e o que deseja para a sua melhoria”, explicou. O encontro contou também com a participação da coordenadora de articulação do Fórum, Jucileide Aragão.
 
Aprovação
 
Os secretários municipais de educação presentes à reunião aprovaram a iniciativa da Seed em promover o encontro. Foi o caso do secretário de Poço Verde, Paulo Roberto Caduda Santos. “Estamos a caminho da discussão sobre o novo Plano Nacional de Educação. É um momento importante para a educação do país, por isso a importância dessa articulação com a Secretaria de Estado da Educação”, disse.
 
Já o secretário do município de Carira, Geofrâncio de Jesus Reis, disse que esse fórum é uma estratégia de discussão da sociedade organizada que vai discutir os rumos da educação. “A Seed está de parabéns por articular esse fórum e nos dar o suporte de que precisamos”, afirmou o secretário.

A mesma opinião foi compartilhada pela secretária de educação de Cedro de São João, Cristiane Melo Santos. Segundo ela essa é uma forma de todos participarem e dizerem o que é prioridade para a melhoria da educação.
 
Fórum

O Fórum Estadual de Educação é uma instituição de caráter permanente e composto pela representação dos mais diversos setores da sociedade civil organizada e do poder público constituído. O fórum foi criado em agosto de 2011, através do Decreto Estadual nº 27.980 e alterado pelo Decreto Estadual 28.390 de março de 2012.

No último dia 24 de janeiro, os membros foram nomeados através do Decreto Estadual nº 28.987/A. Os membros do fórum vão acompanhar, junto ao Poder Legislativo, a tramitação de projetos relativos à política educacional, elaborar o anteprojeto do Plano Estadual de Educação e avaliar a execução deste Plano. Manoel Prado disse que o PEE é o conjunto de diretrizes que, balizado pelo corpo legal vigente, estabelece as bases, os princípios e as metas da educação sergipana para os anos que se seguirão.
 
Membros

Fazem parte do Conselho a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Conselho Estadual de Educação, Universidade Federal de Sergipe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (FENEM-SE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-SE), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SE), Sindicato dos Trabalhadores na Educação (SINTESE), Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino (SINPRO-SE), União dos Estudantes Secundaristas (USES-SE), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Invenção Tecnológica (FAPITEC-SE), União dos Negros Pela Igualdade (UNEGRO-SE), Central Única dos Trabalhadores (CUT-SE), Comitê de Educação do Campo, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (FETASE-SE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Conselho Estadual de Cultura, Confederação dos Empresários e Sistema S, União Nacional dos Estudantes (UNE-SE), Federação dos Vereadores de Sergipe, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Associação dos Decentes da Universidade Federal de Sergipe (ADUFS), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPCD-SE), Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (SINTRA-SE), Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Fórum Associativo dos Conselheiros Tutelares de Sergipe, Ministério Público Estadual (MPE-SE) e o Movimento Sem Terra (MST-SE).
 
Já está disponível, através do link, o texto-base da CONAE 2014, que contém orientações para a organização das Conferências Municipais e Estadual de Educação.  Para conferir o decreto de nomeação dos membros do fórum (nº 28.987) de 24 de janeiro de 2013, basta consultar o endereço eletrônico: www.segrase.se.gov.br/ler_diarios.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.