Seed promove oficinas na VII Mostra Nacional Albertina Brasil de Artes Sem Barreiras
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), em parceria com a Instituição Luz do Sol, realizou nesta terça-feira,15, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), oficinas de acessibilidade e inclusão, atividades psicomotoras e dança inclusiva e suas diversidades para capacitar professores que participam da educação inclusiva. As atividades fazem parte da programação da VII Mostra Nacional Albertina Brasil de Artes Sem Barreiras, que acontecerá abertura oficial nesta quarta-feira, às 20 horas, no Teatro Atheneu e seguirá até do dia 19.
A Mostra Arte sem Barreiras compreende em apresentações artístico-culturais com as participações de artistas, grupos e companhias de dança em cadeiras de rodas de todo o país. Na oportunidade, a oficina Acessibilidade e Inclusão foi dirigida pela professora Patrícia Porteus (PE) e Dança Inclusiva e suas Diversidades pela professora Michele Barreto (MG). Já a oficina Atividades Psicomotoras foi ministrada pela professora Flávia Alves.
Para Flávia Alves, professora da Universidade de Juiz de Fora (UFJF), objetivo é preparar melhor os profissionais que recebem os alunos com necessidades especiais. “Acredito que esses tipos de oficinas despertem, principalmente, a troca de experiências entre os profissionais e o estímulo para trabalhar”, declarou.
Já Leila Barreto, professora da Escola Estadual Manuel Franco Freire, afirmou que esse tipo de evento é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos que não tinha no currículo. “Já participei de várias oficinas, mas estas que estão sendo ofertadas no dia de hoje é uma novidade para mim”, disse.
A estudante de educação física, Jigliane Silva, diz que se matriculou na oficina com o objetivo de estar inserida de melhor forma possível na educação inclusiva. A estudante leciona para um aluno com deficiência auditiva em uma escola particular e acha que o professor tem que ter a obrigação de se preparar para incluir todos os alunos.
Arte Sem Barreiras
Promove a arte, a educação e a expressão criativa de jovens e adultos, fortalecendo, dessa forma, o espírito humano e melhorando a qualidade de vida de todos. Considera que a experimentação com a arte incrementa o crescimento pessoal, educativo e profissional. Sendo universal, a arte é uma linguagem essencial. Permite às pessoas dar respostas ao mundo, ver além de si mesmas e celebrar a diversidade da sociedade humana, construindo pontes entre culturas e gerações. O uso das linguagens da arte por pessoas portadoras de deficiência promove sua aceitação e inclusão em todos os aspectos da vida.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Seed promove oficinas na VII Mostra Nacional Albertina Brasil de Artes Sem Barreiras – Fotos: Eugênio Barreto/Seed