Seed promove Oficina de Reaproveitamento Tecnológico
Alunos da rede pública de ensino capacitados a reaproveitar a tecnologia e utilizar softwares livres. Este será o resultado da ‘Oficina de Metarreciclagem’ realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) por meio da Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE) em parceria com o programa GESAC – Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão. O evento ocorrerá de 22 a 24 de setembro, nos turnos da manhã e tarde no Laboratório de Tecnologia Educacional – LTE da Escola Municipal Oviêdo Teixeira.
A oficina oportunizará a apropriação tecnológica de equipamentos antigos, considerados como lixo digital e sucata que ainda podem ser utilizados e reaproveitados e o uso do Software Livre. A metarreciclagem consiste numa metodologia de reapropriação tecnológica para a transformação social. A partir da oficina de metarreciclagem é possível reciclar idéias sobre a utilização de computadores, visando a transformação social e, sobretudo, enfatizando a inclusão digital e preservação ambiental.
O gestor da DITE, Galvani Alves Mota, ressalta que através dessa iniciativa, no ano de 2009, já foram contemplados 90 alunos da rede pública em todo o estado. “Isso representa mais uma oportunidade de formação através da apropriação da tecnologia, além do reaproveitamento desses equipamentos pelas escolas públicas estaduais contribuindo para a melhoria da educação dos alunos”, ressaltou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]