Seed promove II Módulo de Formação do Programa Escola Ativa
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), promove no período de 28 de março a 1º de abril, o II Encontro de Formação do Programa Escola Ativa. O módulo, que será realizado no Hotel Real Classic, terá como tema Introdução à Educação no Campo. O público-alvo são os professores multiplicadores que atuam no Programa Escola Ativa.
No dia da abertura haverá uma mesa-redonda com o tema Política, Movimentos Sociais e Educação no Campo em Sergipe, com a participação do deputado estadual João Daniel, da professora da UFS, Sônia Meire, da secretária adjunta de Boquim, Lídia Andrade, e da secretária adjunta de Estado da Educação, professora Hortência Araújo.
Na terça-feira, 29, haverá a palestra Educação do Campo como direito humano e social, ministrada pela coordenadora do Núcleo de Educação do Campo da Seed, Acácia Daniel. Outra palestra será proferida pelo engenheiro agrônomo Manoel Oliveira Neto, com o tema Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. Pela tarde, será a vez da palestra Do acampamento ao Projeto Assentamento: lutas e conquistas, ministradas por Irandir Silva de Jesus, coordenadora da Educação no Campo na secretaria municipal de Educação de Canindé do São Francisco.
Na quarta-feira, 30, haverá a apresentação de diversos painéis e a apresentação de um grupo de trabalho. Na quinta-feira, 31, será realizada a socialização das discussões do grupo de trabalho A Escola Ativa no Movimento da Educação do Campo: limites, perspectivas e possibilidades. Haverá também relatos de experiências e debates.
No dia do encerramento, 1º de abril, será a vez do debate Educação do Campo nos Municípios de Sergipe, realizado pelas professoras formadoras Lídia Maria e Sandra Oliveira. Haverá também a socialização da Formação do Módulo I e uma avaliação do segundo encontro.
Escola Ativa
Idealizado pelo Governo Federal, o projeto Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais de todas as regiões do Brasil. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.
Para garantir a melhoria da qualidade da educação no meio rural, o projeto utiliza diversos recursos, desde a autoaprendizagem e o trabalho em grupo até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]