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A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE, por intermédio do Formação pela Escola em âmbito estadual, promoveu o Curso Inicial de Formação em Tutoria. A formação foi realizada no período de 5 a 8 de novembro, no auditório e laboratório de informática do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, e teve como objetivo capacitar a rede de formadores, constituída por tutores dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Santa Luzia do Itanhy, Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Divina Pastora, Propriá, Estância, Gararu, além de técnicos da Gerência de Ensino e Aprendizagem (GEA) da Seed que atuarão  no programa.

Aristóteles Gomes de Oliveira, chefe da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação, fez a abertura do evento e salientou a importância do Programa de Ações Articuladas (PAR) nos municípios e a ação participativa da sociedade. “A gestão do Programa Formação pela Escola, em Sergipe, está a todo vapor, e os tutores são os nossos parceiros para fomentar ainda mais a necessidade da fiscalização dos recursos públicos destinados à educação”, finalizou.

Durante os dias de encontros, os cursistas debateram sobre vários assuntos. A coordenadora estadual, Márcia Ferreira Santiago Feitosa, discorreu sobre o Programa Formação Pela Escola, suas concepções, características e diretrizes gerais, bem como a vinculação do programa no Plano de Ações Articuladas (PAR), do ambiente virtual de aprendizagem -Moodle e o Sistema de Informação – SIFE. “As discussões propiciaram o entendimento da metodologia de trabalho e as diretrizes norteadoras do programa, além de subsidiarem suas práticas na tutoria do curso e promoverem em seus municípios maior sensibilização, no âmbito da consciência cidadã”, sentenciou.

Com o intuito de dialogar sobre as concepções que regem a metodologia do ensino a distância, a multiplicadora do programa no estado, Paula Patrícia Santos Oliveira, explanou sobre Educação a distância e suas conceituações e características; EAD e globalização e os caminhos da EAD no Brasil. Na oportunidade, ressaltou a importância da mediação online em cursos de curta duração, objetivando efetivar, através das interfaces comunicacionais, a afetividade para a construção significativa da aprendizagem dos cursistas. “A interação do tutor com o aprendente deve se dar de forma efetiva para que cada cursista se sinta motivado a expor opiniões, refletir e contribuir com a coautoria da construção do conhecimento de todos que participam do processo”, destacou a multiplicadora.

Dentro da programação houve o momento de explanação dos conteúdos específicos dos módulos que compõem o programa, realizada pelos formadores Edmilton Santana Santos e Joquebede Santos de Jesus, tutores dos municípios de Simão Dias e Tomar do Geru, respectivamente.

Para a tutora Adriana Rocha Fontes, servidora do município de Estância, “conhecer o Programa Formação pela Escola e fazer parte da equipe de tutores vai contribuir muito para a minha constante formação profissional e pessoal. Os conhecimentos adquiridos oportunizarão a minha contribuição no processo educacional do meu município. Todos os agentes que compõem uma comunidade escolar devem participar dos cursos ofertados pelo programa”, salientou.

O tutor Agamenon Alves Júnior, do município de Gararu, corrobora com a opinião da colega e acrescenta. “Foi muito importante participar deste curso, em sua fase de discussões presenciais, porque os ministrantes expuseram, de forma prática e esclarecedora, acerca da responsabilidade social, das interações com o cursista, do trabalho em equipe, bem como da necessidade de se conhecer as ações que envolvem os programas do FNDE e sua real dimensão”.

A técnica da GEA/ASPLAN e também cursista do curso, Diana Freire Araújo Santana, destaca que “o curso foi bastante proveitoso, e a abordagem teórico-prática envolveu todos os participantes em situações reais de aprendizagem”.

Paulo Sérgio Gomes Lima, cursista e integrante da equipe da GEA, salientou que “o curso foi muito interativo. As informações repassadas e a metodologia dos ministrantes foram importantes para que todos entendêssemos a função do Tutor no programa, como mediar a aprendizagem e como contribuir com a sociedade para termos uma educação realmente igualitária”, enfatizou.

Complementando a carga horária total, que é de 72 horas, o curso prossegue com a realização de atividades no ambiente virtual de aprendizagem-moodle e no sife/web. A partir de então, os tutores passam a integrar a rede de tutoria do Programa Formação pela Escola e começam a exercer suas funções em janeiro de 2013.

Em Sergipe

Atualmente são ofertados os seguintes cursos: Competências Básicas, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programas do Livro (PLi), Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), Programas do Transporte Escolar (PTE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Controle Social para Conselheiros.

Os interessados em participar desses cursos devem procurar os agentes formadores nas Secretarias Municipais de Educação, dos respectivos municípios, ou a equipe estadual do Programa Formação pela Escola através do telefone 3179-5207, para fazerem sua pré-inscrição.

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