[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretária de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quinta-feira, 25, encontro de formação sobre a atualização do Plano de Ações Articuladas (PAR) no Anexo II do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed.  O encontro reuniu secretários e técnicos dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora de Socorro, São Cristóvão, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, Maruim, Riachuelo, Riachão do Dantas, Porto da Folha e Santa Rosa de Lima para atualizar o Plano de Metas 2011 a 2014.
 
Segundo Jucileide Aragão, coordenadora de Articulação e Assistência aos Municípios (COAAM), o encontro é de grande importância para acompanhar as equipes dos municipais a respeito dos novos Planos de Metas da Educação que estão sendo elaborados dentro do planejamento de 2011 a 2014. “Estamos orientando os secretários quanto à atualização das metas e consequentemente o fornecimento das informações no sistema do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC). A Seed tem garantido todo o suporte aos municípios, desde a criação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2007. Neste ano de 2013, já realizamos a capacitação em outros municípios. Esta está sendo a segunda capacitação. Muitos municípios estão com novos gestores. É hora de atualizar as metas e inserir novas prioridades”, informou a coordenadora.
 
Captação de recursos
 
Para a secretária de Educação do município de Riachuelo, Rosejane Hipólito, o encontro está sendo muito produtivo quanto a solucionar dúvidas com relação à inserção das informações e manuseio do sistema. “Como o sistema é todo online, às vezes fica alguma dúvida no manuseio dele, principalmente para os novos gestores que estão chegando ao cargo e se situando a respeito das metas dos municípios”, disse a secretária.
 
Já o secretário de Educação do município de Laranjeiras, Geraldo Vieira da Silva, destacou a importância do PAR para a melhoria na qualidade de Educação. “Este mês vamos receber dois ônibus, graças ao PAR. Traçamos as metas e recebemos recursos que podem ser inseridos tanto de forma financeira como pedagógica. É o planejar antes de executar; garantir que os recursos sejam utilizados eficientemente na melhoria da educação”, declarou o secretário.
 
Na opinião do técnico representante do município de Aracaju, Evilson Nunes, o PAR trouxe muitos benefícios para os municípios.  “Estou dentro da coordenação desde o início em 2007. Pude observar melhor eficiência na captação de recursos e na execução de obras”, relatou o técnico.
 
PAR
 
O Plano de Ações Articuladas é um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. É um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, num Sistema Nacional de Educação. A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE n° 14, de oito de junho de 2012.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.