SEED leva programas para o Sergipe de Todos em Nossa Senhora do Socorro
O ‘Sergipe de Todos’ chegará ao município de Nossa Senhora do Socorro na próxima sexta-feira, 24, e no sábado, 25. Esta é a 8ª edição do Programa, que contará mais uma vez com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio das ações do Departamento de Educação Física (DEF), Divisão de Tecnologia Educacional (Dite), Centro de Referência em Educação Especial (Creese) e Programa Sergipe Alfabetizado.Os serviços serão apresentados em estandes distribuídos na Praça da “Feira” do Parque dos Faróis, das 8h às 17h de sexta-feira e das 8h às 12h do sábado.
Na área reservada para o DEF, crianças e adolescentes poderão participar do Projeto Xadrez nas Escolas. O ação é realizada em 52 escolas e conta com a participação de 600 alunos da rede pública estadual. O objetivo é despertar nas crianças e adolescentes o poder de concentração e do raciocínio lógico e estratégico. Além do xadrez, o DEF também promoverá Oficinas de Pintura, estimulando o lazer das crianças através do desenho.
Dentro das atividades relacionadas à cultura e ao lazer, a coordenação do Programa Sergipe de Todos, por meio de uma parceria entre a Seed, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria da Comunicação (Secom) e o Instituto Oi Futuro, desenvolverá a Gincana Socioambiental e Cultural.
Uma outra parceria com a Oi Futuro estará sendo apresentada no local do evento através das ações do Projeto Tonomundo. Desenvolvido pela Seed ,por meio da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite), o projeto busca criar uma identidade digital para crianças e adolescentes através da abertura de e-mails e explicações sobre a função social da internet.
Inclusão pela educação
Os técnicos do Creese estarão no local prestando informações às famílias de alunos com necessidades educacionais especiais. Através de uma equipe itinerante de profissionais especializados, o Centro tem atuado nas escolas para identificar e realizar o diagnóstico dos alunos. Com o Sergipe de Todos a Secretaria de Educação fortalece essa ideia e prioriza a inclusão socioeducacional das crianças com deficiência e dificuldades de aprendizagem. Somente no ano passado o Creese realizou 12.326 atendimentos, por meio das suas equipes de especialistas em todos os municípios sergipanos.
Outra ação importante da Seed durante o evento será realizada pelo Programa Sergipe Alfabetizado. Este ano, no município de Nossa Senhora do Socorro, , a Seed já constituiu 130 novas turmas, compostas por 2.411 alunos, que iniciarão suas aulas no próximo mês de maio. Porém, durante o Sergipe de Todos, explicações sobre o Programa e cadastramentos de novos alunos serão disponibilizados pelos técnicos do órgão. Nos últimos dois anos o Sergipe Alfabetizado atendeu 1.398 alunos, distribuídos em 67 turmas no município.
Através do Programa, o Governo de Sergipe pretende alfabetizar 120 mil jovens e adultos em quatro anos, reduzindo significamente o número de analfabetos, e inserir 70% dos alfabetizados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Sergipe Alfabetizados é desenvolvido em módulos, cada um com duração de oito meses.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]