Seed leva programas ao ‘Sergipe de Todos’
Dorenses de todas as idades estão tendo a oportunidade de conhecer nesta sexta-feira, 21, as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), graças à 18ª edição do Programa Sergipe de Todos. Técnicos do Programa Sergipe Alfabetizado, Departamento de Educação Física (DEF), Centro de Referência em Educação Especial (Creese) e Departamento de Tecnologia Educacional (DTE) fazem atendimento público na Praça Matriz da cidade. O evento, criado pelo Governo do Estado, teve início às 8h e prossegue até às 17h.
No estande reservado ao DEF, adolescentes se concentram nos jogos de xadrez. Ainda no decorrer deste dia eles participam de um torneio promovido pelos professores de Educação Física que atuam no estande. Os vencedores serão premiados com medalhas. A iniciativa faz parte do programa Xadrez na Escola, realizado nas instituições de ensino por meio do Departamento de Educação Física.
O DEF levou jogos de salão e pintura atraindo a atenção de crianças, adolescentes e jovens. Num outro espaço, outros técnicos da Seed/DTE orientam sobre o uso do computador. Na ocasião, os visitantes criam e-mail e passam a ter acesso à inclusão digital.
Assim como em outras edições, a Seed levou a esta edição do programa informações sobre o Programa Sergipe Alfabetizado e sobre o Centro de Referência em Educação Especial (Creese). Até o final do evento, técnicos da secretaria estarão divulgando as ações realizadas e fazendo o cadastramento das pessoas interessadas.
Cadastramento
O Sergipe Alfabetizado objetiva reduzir o índice de analfabetismo no estado. Entre os anos de 2008 e 2009, em Dores, a Seed alfabetizou 82 turmas com 1.081 alunos. Em julho próximo, novas turmas serão criadas, contando também com o cadastramento realizado pelos técnicos no ‘Sergipe de Todos’.
A divulgação dos serviços prestados pelo Creese também está acontecendo através dos técnicos. O público alvo deste serviço são as pessoas com necessidades educacionais especiais nas diferentes faixas etárias. O objetivo é conhecer as situações e encaminhar as pessoas para um atendimento nos órgãos específicos.
Meio ambiente
Em parceria com outras secretarias de Governo, a Seed realizará no final da tarde a Gincana Socioambiental e Cultural. A iniciativa tem como meta envolver a comunidade escolar e local nas ações voltadas para a preservação do meio ambiente e a sua importância para a qualidade de vida.
Participarão da gincana as seguintes unidades de ensino: Colégio Estadual General Calazans; Colégio Estadual Fernando Azevedo; Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento; Escola Municipal Arnando Rollemberg Garcez; Escola Municipal Hozana Azevedo e Escola Municipal Enezilde Vieira Santos.
- Seed leva programas ao ‘Sergipe de Todos’ – Prof. José Fernandes de Lima
- secretário de Estado da Educação