Seed inicia 3ª edição do Tecendo Saberes
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Divisão de Educação Especial (Dieesp), iniciou na manhã desta quarta-feira, 15, a 3ª edição da capacitação Tecendo Saberes. O evento foi realizado no auditório do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto e reuniu cerca de 140 técnicos e professores que atuam em sala de recursos multifuncionais. Durante o módulo foi abordado o tema Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência – Desafios e Possibilidades.
A capacitação tem como objetivo preparar os professores que irão trabalhar nas salas de recursos com alunos com deficiências. Segundo a diretora da Dieesp, Maria Aparecida Nazário, o curso será oferecido a 40 professores de todas as DREs e será ministrado em módulos, até o final de outubro. “O objetivo é proporcionar aos professores conhecimentos específicos para o atendimento educacional especializado. A gente sabe que na Academia esse conhecimento ainda não está sendo oferecido. Cada tipo de deficiência, transtorno e altas habilidades será trabalhado por módulos”, explicou.
A coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Dieesp, Luciene dos Santos, destacou a importância da formação dos professores. “Nós estamos dando condições aos professores de trabalhar com alunos com todas as deficiências: visual, déficit intelectual e altas habilidades. Essa formação vai da parte teoria à pedagógica”, disse.
Participaram também da abertura do evento a técnica da Divisão de Coordenadoria de Educação Especial da Semed, Leila Santos Barreto Cardoso; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Gorete Medeiros; a palestrante Rita de Cássia Santos Souza e a professora da sala de Recursos da DRE-1, Rita de Cássia Costa Nascimento.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Gorete Medeiros, falou sobre o envolvimento dos participantes. “Vemos aqui o compromisso de todos para a inclusão dos cidadãos com deficiência. A inclusão deve ser para todos, e devemos mostrar aos deficientes que eles são capazes”.
Necessidade
A professora Rita de Cássia Nascimento falou sobre a necessidade da capacitação para os professores. “A sala de recursos, que propicia o atendimento educacional especializado, é algo inovador justamente para os professores que estão hoje nesta área. A capacitação é muito importante porque traz conhecimentos de nível teórico para que possamos aplicar na prática aquilo que não pudemos obter nas faculdades”, afirmou.
Já a professora Nivalda Lisboa disse que “nosso trabalho é muito importante, mas com a capacitação, poderemos atuar bem melhor com os nossos alunos, pois vamos estar mais preparados para realizar atividades nas salas de recursos”.
A professora Ana Lúcia dos Santos também reafirmou a necessidade da capacitação. “A formação continuada é importante em todos os momentos da carreira profissional do educador. Para nós da sala de recursos, essa capacitação é importantíssima, pois vamos estar atualizados e mais preparados para trabalhar com os nossos alunos e com a escola como um todo”, explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seed inicia 3ª edição do Tecendo Saberes – Fotos: Juarez Silveira/Seed