[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Semana de Planejamento Estratégico, que teve início na última segunda-feira, 11, encerra-se nesta sexta-feira, 15, com a participação do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, dos diretores das regionais de educação, além de técnicos e assessores da Seed. Comandado pelo consultor João Batista dos Mares Guia, esse último encontro tem como objetivo fazer uma análise do banco de dados da Seed, além de fazer a consolidação do documento final de metas para alcançar melhorias nos índices educacionais.

O secretário Belivaldo Chagas considerou fundamental para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas a realização dessa consultoria, onde se traçou um planejamento estratégico para elevar o Ideb das unidades escolares estaduais. “Tivemos a participação dos diretores de escolas, diretores de DREs, assessores e chefes de departamento, durante uma semana, debruçados com o professor João Batista para definir as metas e ações para a elevação da qualidade da nossa educação”, afirmou o secretário.

Ele disse que está confiante no cumprimento das metas, pois acredita no compromisso dos professores e gestores escolares com a melhoria do ensino. “Sabemos que vai ser difícil, mas tenho certeza que alcançaremos nossa meta e vamos elevar o Ideb de Sergipe”, reforçou.

O consultor avaliou a semana de reuniões de forma bastante positiva. “Finalizo a semana com a superação de expectativas, principalmente pelo compromisso do secretário Belivaldo Chagas, que tem liderança e possui equipes com critérios técnicos e espírito de cooperação”, disse.

O documento final foi apresentado pela secretária adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, que destacou a participação de todos para a consolidação das propostas. “Construímos um documento que teve a colaboração dos técnicos, diretores de DREs e diretores de escolas, o qual tem como principais pontos a missão da Secretaria, os valores éticos, pontos positivos e negativos, e com isso vamos desenvolver ações para atingir as metas para a melhoria dos nossos índices”, disse Hortência, referindo-se às avaliações oficiais do governo federal, como o Enem, Ideb e Saebe, entre outras.

Segundo explicou o consultor João Batista dos Mares Guia, esse documento possui metas por Diretoria Regional de Educação e metas para o estado de Sergipe como um todo, referentes às redes estadual, municipais e particular de ensino. Além disso, no mês de maio haverá encontros no interior do estado com os diretores de escolas das diretorias regionais de educação.

Semana positiva

Os participantes fizeram um balanço positivo da série de reuniões de Planejamento Estratégico. De acordo com a diretora do Departamento de Educação/DED, Maria Izabel Ladeira, os encontros favoreceram uma oportunidade de reflexão para todos. “Foi uma semana positiva, na qual pudemos resgatar algumas questões muito importantes, além de ser um momento de reflexão e motivação para que continuemos o nosso trabalho”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada pelo diretor da DRE-9, professor José Laudson Rezende. “Fizemos um trabalho voltado para o planejamento estratégico que vai nos auxiliar a avaliar as nossas condições pedagógicas a fim de melhorar os nossos índices educacionais. Sabemos que essa se reflete na melhoria da qualidade da educação do nosso estado”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.