Seed faz reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, presidiu nesta segunda-feira, 8, a reunião preliminar de instalação do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forpeb) do Estado de Sergipe. Instituído por decreto do governador Marcelo Déda, que acompanhou o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o fórum tem como objetivo acompanhar a execução e o desenvolvimento da Política Estadual de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica do Estado de Sergipe, em regime de colaboração entre União, Estado e os municípios.
O fórum sergipano é presidido pelo secretário José Fernandes de Lima e é composto por um representante do MEC, um representante da Seed, dois representantes dos secretários municipais de Educação, um representante da UFS, um representante do IFSE (Instituto Federal de Sergipe), um representante do magistério público estadual, um representante do Conselho Estadual de Educação e um representante do UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/Sergipe).
O secretário afirmou que a formação dos docentes é um dos principais itens para se oferecer uma educação de qualidade. Ele disse que o Conselho Nacional da Educação, da qual é membro, vem avançando nas discussões sobre a formação dos profissionais, não somente dos docentes, mas de todos que trabalham nas escolas. “Entendemos que até mesmo o pessoal que não é professor precisa de formação continuada para melhor executar seu trabalho”, acentuou.
“O reconhecimento da escola e demais instituições de educação básica como espaço necessário à formação faz parte de alguns princípios da nossa política estadual de formação”, reforçou o secretário. Ele disse ainda que a importância do docente no processo educativo da escola e de sua valorização profissional, traduzida em políticas permanentes de estímulo à profissionalização, à progressão na carreira, à formação continuada e à garantia de condições dignas de trabalho, faz parte do compromisso do governo com a educação.
De acordo com o diretor de Recursos Humanos Estratégicos da Seed, professor Jorge Costa, o fórum tem como atribuição básica elaborar o plano estratégico de execução da política de formação, promover sua revisão periódica e acompanhar as ações executadas. “É também função do fórum fazer o diagnóstico e identificação das necessidades de formação e definir as ações a serem desenvolvidas para o atendimento às necessidades dos professores e das escolas”, informou Jorge Costa.
- Seed faz reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente – Foto: Ascom/Seed