Seed e SSP querem ampliar programa ‘Cidadania e Paz nas Escolas’
As ações do Programa Cidadania e Paz nas Escolas foram apresentadas a gestores de instituições de ensino da rede estadual, localizadas na capital e na região da Grande Aracaju, na manhã desta terça-feira, 10, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A iniciativa teve como objetivo conscientizar os representantes destas unidades para a importância da adesão ao programa.
O ‘Cidadania e Paz nas Escolas’ já está em 60 unidades de ensino da rede pública estadual, e é executado pelo Governo de Sergipe, por meio de parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e da Segurança Pública/Polícia Militar de Sergipe.
“O Paz nas Escolas é um programa estratégico de sensibilização e de prevenção aos diversos tipos de violência escolar”, explicou a professora Djanira Montalvão, representante da Seed na coordenação da iniciativa. Ela apresentou os passos que a escola precisa tomar para aderir ao projeto do Governo e anunciou o site http://www.ssp.se.gov.br/cidadania como fonte de informação sobre o programa.
Djanira lembrou ainda que a adesão precisa ter o apoio dos alunos e de toda a comunidade escolar. “Queremos desenvolver uma cultura de paz, respeito mútuo e preservação do patrimônio material e imaterial”, ressaltou.
Ronda Escolar
O coordenador executivo e representante da SSP no programa, tenente-coronel Blauner, também participou da reunião e falou sobre as atividades da Polícia Militar, por meio da Ronda Escolar. “Cuidamos do trabalho prático”, enfatizou.
Ele informou que cerca de 40 policiais, distribuídos entre as oito companhias, dão suporte às escolas com o policiamento ostensivo. Os militares também participam de reuniões com gestores e atendem aos chamados da comunidade escolar.
Para os conselheiros tutelares Daniel Max e Aldinete Melo, o programa, que recebeu um novo formato em novembro de 2009, vem contribuindo para conscientizar os alunos sobre questões importantes de comportamento. Daniel atua no 3º Distrito no centro de Aracaju. “Na minha área não existem muitas ocorrências, é bem tranquila”, disse.
Já no 5º Distrito, instalado na região do bairro José Conrado de Araújo, a realidade muda. É onde atua a conselheira Aldinete Melo. Ela disse que a comunidade sempre recorre ao Conselho Tutelar, até porque são detectados casos de violência física com alunos. “Acredito que com um programa como esse dentro da escola, o dia a dia desses alunos possa ser diferente. Haverá sensibilização e um trabalho de prevenção”.
A coordenadora pedagógica da Escola Estadual 15 de Outubro, Márcia Correia, também participou da reunião. Situada na Rua dos Estudantes, onde estão mais duas unidades da rede pública estadual, esta escola necessitou recentemente do apoio da equipe da Ronda Escolar. “Tivemos um problema e vamos nos reunir com a equipe da Ronda. Mas, é muito importante termos um programa preventivo”, disse a coordenadora.
Resultado
O programa já apresenta bons resultados. No Colégio Estadual Barão de Mauá as ações do fazem sucesso desde o ano passado. “Estudantes estiverem envolvidos com drogas e largaram o vício após a nossa atuação”, comentou a conselheira tutelar Joseneide Antônia, que atua no 1º Distrito, localizado no conjunto Orlando Dantas.
Nos próximos dias, membros da coordenação executiva do programa estarão nas escolas Barão de Mauá e Maria do Carmo Alves (11/03), João Alves Filho (12/03) e Severino Uchoa (15/03). Nestes locais, eles promoverão reuniões com a comunidade escolar, prevendo definir estratégias para a execução de ações que serão desenvolvidas, de acordo com a realidade de cada uma das unidades de ensino.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seed e SSP querem ampliar programa ‘Cidadania e Paz nas Escolas’ – Fotos: Ascom/Educação