[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nos dias 23 e 24 de setembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), articulada com a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa ao Consumidor (Sejuc), estará capacitando professores do ensino fundamental e do ensino médio da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), gestores e agentes penitenciários, com vistas à inserção da educação escolar formal aos privados de liberdade do Sistema Prisional de Sergipe. A oficina ocorrerá no auditório do Complexo Administrativo da Seed, no período da manhã e tarde.  
 
De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Seed, Izabel Ladeira, as ações de educação em espaços educativos no contexto de privação de liberdade estarão calcadas em especial atenção à Lei de Execução Penal, atendendo às especificidades da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, nos níveis dos ensinos fundamental e médio, extensivos a presos provisórios, condenados e àqueles que cumprem medidas de segurança.
 
“Na modalidade presencial, a EJA se organiza em um calendário que prevê a participação dos internos em sala de aula, observando-se um tempo diário mensal, semestral e uma proposta pedagógica que contemple desde a alfabetização até a conclusão do ensino fundamental e do ensino médio, além da oferta de três exames supletivos anuais, e da participação dos internos no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e/ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, informou Izabel Ladeira.
 
Ela disse que serão oferecidas orientações quanto à operacionalização dos projetos pedagógicos da EJA, desde a alfabetização até a conclusão do ensino fundamental e do ensino médio, com características adequadas a jovens, adultos e idosos privados de liberdade que contribuam para a reintegração à sociedade, e para a restauração da autoestima dos internos nas unidades carcerárias mantidas pelo Sistema Prisional do Estado.
 
Participarão funcionários do Presídio Feminino (Prefem); Complexo Penitenciário Advogado Jacinto A. Filho (Compajaf); Complexo Penitenciário Manuel Carvalho Neto (Copecan); Hospital de Custódia e Tratamento  Psiquiátrico de Sergipe; e Cadeia Pública Territorial de Nossa Senhora do Socorro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.