Seed e Corpo de Bombeiros definem ações de combate a incêndio e pânico
Em um encontro realizado na manhã desta quarta-feira, 15, na sede do Corpo de Bombeiros, representantes do Departamento de Engenharia e a assessoria especial da Secretaria de Estado da Educação (Seed) estiveram com o Comandante Nailson Santos, para definir ações relativas à entrega do Atestado de Regularidade de Combate a Incêndio e Pânico nas escolas.
Segundo o diretor de engenharia da Seed, Maurício Arce, a meta da Seed é que, até o final de 2014, sejam executados os projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico em todas as 378 escolas da rede estadual. “Esse atestado é importante porque significa que, para o Corpo de Bombeiros, essas escolas estão cumprindo as normas de segurança estabelecidas. De posse desse atestado, teremos mais segurança nas unidades de ensino, tanto para os alunos quanto para os funcionários”, explica.
O Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Nailson Santos, destacou que o atestado é exigido por Lei e comprova que a edificação está de acordo com a legislação de segurança contra incêndio e pânico no Estado. “Essa reunião foi bastante proveitosa, pois pudemos alinhavar as ações que devem ser empreendidas para as inúmeras escolas para que a gente possa emitir os atestados de regularidade. Esse atestado será referência para que sejam feitos os projetos e assim existir uma regularidade na segurança das escolas”, afirma.
Ele explicou que, como a demanda de análises é muito grande, o Corpo de Bombeiros está estabelecendo prioridades e definindo os requisitos mínimos de segurança, que são: a presença de extintores de incêndio, sinalização, iluminação e as saídas de emergência, para que possa emitir o atestado de regularidade para as escolas.
Ações
O Governo de Sergipe já vem investindo desde o ano passado na prevenção contra incêndio e pânico nas escolas da rede estadual de ensino. A Seed adquiriu, através de processo licitatório, 1.486 extintores, 1.715 luminárias e 1.945 placas de indicação de saída de emergência que estão sendo instaladas nas unidades de ensino.
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, declarou que a Seed tem como meta, até o final de 2014, executar os projetos de prevenção de combate e prevenção a incêndio e pânico em todas as escolas da rede estadual. “O governo tem feito investimentos que ultrapassarão R$ 190 milhões em reforma, ampliação e construção das escolas, buscando proporcionar maior conforto e segurança aos alunos, professores e servidores das unidades estaduais”, afirma Belivaldo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seed e Corpo de Bombeiros definem ações de combate a incêndio e pânico – Fotos: Juarez Silveira/Seed