[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta terça-feira, 8, a Secretaria de Estado da Educação doou brinquedos arrecadados de funcionários da pasta para o projeto “Reutilize Alegria”, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O projeto, que se encontra em sua terceira edição, tem como foco ajudar crianças carentes de diversas instituições do estado, usando a temática dos 5R’s ambientais no cotidiano das pessoas: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

“Esse projeto além de beneficiar crianças carentes com a doação de brinquedos em boas condições já utilizados por outras crianças, ajudará o meio ambiente, evitando que os brinquedos sejam jogados fora. Isso possibilita uma reflexão com mudanças de posturas frente à reutilização de materiais, tendo como destaque a valorização da concessão coletiva e o sentimento de solidariedade com as gerações presentes”, destacou a técnica ambiental da Semarh, Vera Cardoso.

Segundo Vera, o “Reutilize Alegria”, que começou pequeno, ganhou hoje uma grande proporção em Aracaju já que inúmeras pessoas, inclusive jovens e crianças, praticam o exercício do desapego, beneficiando assim outras crianças que por muitas das vezes não tem nada para brincar.

De acordo com a coordenadora do projeto, Tânia Ribeiro, as atividades desenvolvidas pelo Reutilize Alegria nasceram a partir das discussões contidas na Política Nacional de Educação Ambiental, a partir da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999.

“Em todas as suas edições, o Reutilize Alegria sempre desenvolveu atividades de sensibilização em professores, pais, alunos, instituições governamentais e não governamentais com o foco nas questões socioambientais. O projeto, além de beneficiar instituições filantrópicas da capital que atende crianças e adolescentes, nas duas edições conseguiu arrecadar um quantitativo de 16 mil brinquedos novos e usados em boas condições”, comentou Tânia, afirmando ainda que com a colaboração dos parceiros é viabilizado ainda a realização de atividades de educação ambiental por meio de gincanas ambientais, feiras de ciências, oficinas de restauração e higienização dos brinquedos.

E quem participa do projeto, percebe a importância que o mesmo tem para a sociedade, principalmente para as crianças. “O Reutilize alegria além de possibilitar um cuidado maior com o meio ambiente, proporciona felicidade para inúmeras crianças”, disse a enfermeira Talita Siqueira, que faz parte do grupo do Qualivida.

Pontos de Entrega

Para quem quiser contribuir com o projeto “Reutilize Alegria”, cuja arrecadação de brinquedos vai até o dia 31 de outubro, pode fazer a doação em vários pontos de coleta na capital sergipana. Esses pontos estão localizados na Adema, Semarh, Setur, Deso, Seed/Qualivida, Codise, Ibama, Unit, Emdagro, Sebrae, Colégio Arquidiocesano, Colégio Modulo e Colégio Atheneu Sergipense.

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.