[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu início na manhã desta sexta-feira, 22, à capacitação para os cursistas que irão atuar no programa Sergipe Alfabetizado. Ao todo, 2.700 cursistas irão passar pelo treinamento que se estenderá até o dia 29 de novembro. Nessa etapa inicial, oito turmas estão em fase de capacitação, sendo quatro no Hotel Real Classic, duas no Hotel Parque das Águas e duas no Real Praia Hotel.

De acordo com a coordenadora do ‘Sergipe Alfabetizado’, Isis Mota Rodrigues Dantas, os trabalhos serão voltados para a leitura, escrita, matemática, ciências humanas e naturais aplicadas ao processo de alfabetização e princípios da alfabetização. Haverá também palestras sobre drogas e violência contra o idoso. “A relevância desse programa se expressa na oportunidade de o aluno ter acesso ao mundo da leitura e escrita, dando a ele a chance de ter dignidade e ser mais do que é”, explicou.

Durante a capacitação serão realizadas também oficinas, unindo teoria e prática, para que os cursistas tenham uma melhor vivência. Eles participarão de trabalhos lúdicos com de jogos matemáticos e também vão aprender técnicas de leitura.

Cursistas

Os cursistas ressaltaram a importância do programa Sergipe Alfabetizado para a melhoria da educação no Estado. “Eu gosto muito de ler e, por isso, quero também passar para os alunos o que eu aprendi”, disse Edenice Santos Vitor, do município de Santa Luzia do Itanhy.

Uma das alfabetizadoras, Maria Givanete Moraes, também explicou a necessidade desses trabalhos. “O programa traz habilidades para esses alunos, que muitas vezes se sentem indiferentes por não saberem ler e escrever”, disse.

Já Glaulânia Conceição, do município de Arauá, ressaltou que o Sergipe Alfabetizado “é uma oportunidade que o Governo dá a quem nunca teve chance de estudar”. O cursista Aberlânio Ancelmo da Silva, de Cristinápolis, afirmou que o programa resgata a cidadania dos alunos.

Sergipe Alfabetizado

O Programa Sergipe Alfabetizado já alfabetizou ao todo 130 mil alunos. As novas turmas do exercício 2010/2011, terão início no dia 22 de novembro e serão concluídas em junho de 2011, alfabetizando mais 40 mil alunos em todo o Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.