Seed abre inscrições para cursos do Formação pela Escola
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Gerência de Ensino e Aprendizagem (GEA), informa que no período de 15 a 18 de maio estão abertas inscrições para os novos módulos dos cursos de capacitação do Programa Formação pela Escola (FormAção). A capacitação é voltada para profissionais de ensino, técnicos, gestores que atuam na educação básica pública estadual, municipal, membros das comunidades escolares, pais de alunos e participantes das diversas formas de organização social.
Os interessados devem entrar em contado com a Diretoria Regional de Ensino, as Secretarias Municipais de Educação ou a Coordenação Estadual do Formação, através do telefone 3179-5207, para fazer sua inscrição.
Financiados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), os cursos são divididos em sete módulos nas áreas: Competências básicas, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação, Programa de Transporte Escolar, Programa do Livro Didático, Controle social para conselheiros e Programa do Dinheiro Direto nas Escolas.
A carga horária de cada módulo, que terá início no dia 21 de maio, é de 40 horas/aula, sendo oito horas presenciais e 32 horas de estudos a distância, através de um ambiente virtual – Plataforma Moodle e Sife/web. Para concluir cada um dos módulos, os cursistas cumprem as oito horas presenciais em dois encontros. O cursistas têm 30 dias, no mínimo, para concluir cada módulo, observando o calendário do Programa e o período de vinculação.
FormAção em Sergipe
Em Sergipe, o Programa Formação pela Escola (FormAção) alcança 57 municípios e, segundo a professora Márcia Ferreira Santiago Feitosa, coordenadora estadual do programa, a procura pelos cursos cresce a cada edição. “A procura pelos cursos vem crescendo gradativamente a cada vinculação e objetiva capacitar 100% dos profissionais envolvidos direta e indiretamente no processo educativo, o que possibilita constatar que o público envolvido está mais consciente da necessidade de buscar informações e capacitações em suas áreas”, declarou a coordenadora.
Avaliação
A avaliação do cursista é feita através de autoavaliação e da avaliação realizada pelo tutor. Esta última compreende a avaliação do desempenho do cursista no encontro presencial, desempenho na realização das atividades na Plataforma Moodle e a análise do trabalho final. O cursista terá direito à certificação se for aprovado no Módulo, obtendo a pontuação mínima de 50% de aproveitamento e concluída e entregue a atividade final do módulo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]