Seed abre inscrições para cursos de aperfeiçoamentos EJA e de material didático
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), abriu na última quinta-feira, 1º, as inscrições para os cursos Aperfeiçoamento EJA na diversidade e Aperfeiçoamento na produção de material didático para a diversidade. Estes cursos são voltados preferencialmente para professores que atuem nas redes estadual e municipal de ensino e ocorrerão nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As aulas serão iniciadas no dia 14 de dezembro e as inscrições prosseguem até o dia 20 de novembro e devem ser feitas no Portal do Professor pelo site www.seed.se.gov.br.
O curso Aperfeiçoamento EJA na diversidade , realizado na modalidade educação a distância, tem como objetivo contribuir para efetivação da formação continuada de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da 1ª a 4ª etapa, qualificando a ação pedagógica empreendida no EJA. O curso é dividido em três módulos e acontecerá nos polos da UAB das cidades de Estância, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Domingos e no povoado Colônia Treze, em Lagarto.
O professor Jorge Costa Cruz Júnior, assessor técnico-operacional da UAB, explicou o que se pretende com esse curso.
“Nossa intenção é promover um debate para o fortalecimento da intersetorialidade da EJA e reconhecer os referenciais da legislação e políticas públicas que envolvem essa modalidade de ensino. Queremos ainda desenvolver projetos de intervenção pedagógica em EJA a partir da perspectiva Educação para a Diversidade”, explicou o professor.
Material didático para a diversidade
Já do curso Aperfeiçoamento na produção de material didático para a diversidade pode participar, além de professores das redes estadual e municipal de ensino, acadêmicos de licenciaturas interessados em aprimorar conhecimentos na Educação de Jovens e Adultos. O curso visa preparar e capacitar educadores para selecionar, adequar, pesquisar e desenvolver recursos didáticos com o uso das tecnologias da informação.
“Queremos formar profissionais da educação para avaliar materiais didáticos existentes e realizar projetos de produção de recursos didáticos e elaboração de estratégias metodológicas para o uso de diferentes materiais didáticos”, acrescentou o professor Jorge Costa Junior.
O curso será realizado na modalidade semipresencial e acontecerá nos polos da UAB das cidade de Arauá, Carira, Japaratuba, são Cristóvão e São Domingos. O curso terá uma carga horária de 180 horas/aula distribuídas em quatro módulos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seed abre inscrições para cursos de aperfeiçoamentos EJA e de material didático – Fotos: Divulgação