Sedurb realiza Pré-Conferência dos Territórios Sergipanos
Com o objetivo de discutir e elaborar com as lideranças do campo e da cidade de todo o Estado de Sergipe um documento para subsidiar as Conferências Territoriais de Planejamento Urbano, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), mobilizou lideranças de todo Estado durante esta sexta-feira, 14, no Centro de Convenções de Aracaju.
“Todas as avaliações, críticas, propostas e sugestões serão encaminhadas à 5ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades. Portanto, teremos espaços de discussão e encaminhamentos para Sergipe apresentar um documento consistente na Conferência Nacional. Não existe planejamento descompromissado com a democracia”, afirmou Lúcia Falcón.
O Deputado Estadual, João Daniel, que participou da mesa de abertura ressaltou a importância do diálogo. “É importante essa abertura para que possamos participar e debater todo esse processo de organização social. Desde 2007, o governo Marcelo Déda abriu esse diálogo com os movimentos de todos os segmentos, vem dando continuidade e mostrando resultados dessa parceria. Esse é o ambiente para fortalecer as organizações sociais e a relação governo e sociedade”, declarou.
Durante a abertura das atividades, a secretária Lúcia Falcón, apresentou os objetivos da Pré conferência e das Conferências Territoriais. Além disso, fez um balanço dos resultados de algumas áreas e programas como o Sergipe Cidades, Habitação, Rodovias e Saneamento. As atividades foram divididas em 10 grupos temáticos: Avaliação Política; Estado, Governo e Sociedade; Mobilidade e Acessibilidade; Mobilidade Urbana e Transporte; Política de Inclusão Racial; Política de Habitação; Política para a Juventude; Política para as Mulheres; Política de Meio Ambiente e Relação Campo x Cidade.
Cada grupo debaterá as questões dos roteiros e priorizarão cinco propostas para a incorporação pelo governo ao fim das atividades, sendo que cada um deles apresentará os resultados dos grupos de trabalho na plenária.
O representante do Movimento da Juventude, Joseano de Santana Lima destacou a relevância do evento. “É muito importante a Pré-conferência para levantar melhorias a fim de que a juventude possa ter o espaço digno na questão de lazer e do emprego, pois os empresários querem experiência e por sermos jovens não temos essas experiências e, consequentemente perdemos oportunidades. É excelente essa oportunidade com pessoas qualificadas para elevar nosso nível de conhecimento”, declarou.
Para Edilza Lisboa, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagarto, a questão em pauta é direito da mulher. “São muitas metas para serem alcançadas, mas a principal é enquadrar a mulher trabalhadora rural. A mulher trabalhadora rural ainda é muito discriminada, as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade e nossa classe precisa ter voz também”, reivindicou.
A Pré Conferência contou ainda com apresentações culturais com o grupo de capoeira ‘Capoeira e Negaça’ e do grupo da Associação Cultural Sergipana de Hip Hop Aliados pelo Verso (ALPV).
Também participaram do evento o Secretário de Articulação com os Movimentos Sociais, João Francisco dos Santos, representantes da Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Secretaria de Direitos Humanos, o coordenador de Políticas para Juventude, Fredson Santana, além de representantes de lideranças e movimentos sociais de todo o Estado de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Sedurb realiza PréConferência dos Territórios Sergipanos – O representante do Movimento da Juventude
- Joseano de Santana Lima