[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na última sexta-feira, dia 1º, a secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano e sua equipe técnica acompanharam a superintendente geral da Policia Civil, Katarina Feitosa, em visita a algumas delegacias de Aracaju, com o objetivo de avaliar a situação das unidades para posteriores reformas e oferecer melhores condições de trabalho aos policiais e maior conforto, segurança e qualidade aos cidadãos que procuram os seus serviços.

“Estamos em busca de um trabalho integrado com a Sedurb para reformar ou construir algumas unidades de médio e grande porte das delegacias metropolitanas de Aracaju. São unidades que atendem um grande público e precisam de uma reestruturação para atender melhor os cidadãos. Durante essa visita, a secretária e sua equipe irão avaliar toda estrutura que possuímos hoje e analisar o que pode ser feito”, explicou Katarina Feitosa.

As visitas

A primeira visita foi à 3ª Delegacia Metropolitana, no bairro 18 do Forte. “Nessa delegacia funcionam duas unidades, pois ela também atende a unidade de homicídios que poderia ter um prédio só para este fim. Tivemos que adaptar a unidade ao nosso cotidiano, mas precisamos de uma estrutura só para homicídios”, revelou Tereza Simony, diretora do Departamento de Homicídios.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Sergipe apresenta uma taxa de homicídio de 32,1, pessoa por grupo de 100 mil habitantes. “Procuramos investir cada vez mais na segurança dos sergipanos. Oferecer uma estrutura adequada é uma forma de garantir melhor trabalho e desempenho dos nossos policiais”, afirmou Katarina Feitosa.

Durante a visita à 3ª Delegacia Metropolitana, a secretária Lúcia estabeleceu um terreno nas imediações onde poderá ser a futura delegacia. “Temos um terreno na área institucional do programa Pró Moradia que está localizada no bairro Porto Dantas e que abrange as áreas dos bairros Japãozinho, Coqueiral, Industrial e que atenderia bem essa comunidade”, destacou Lúcia Falcón.

Para Katarina Feitosa, que visitou a área em questão, o foco do lugar seria um Núcleo de Mediação de Conflitos e atendimento mais básico. “É viável a construção de um Posto Policial de Atendimento Comunitário. Esse é o objetivo da visita: ver nossas necessidades e conseguir soluções rápidas”, ressaltou a superintendente.

Logo após a verificação do terreno, a equipe visitou a 5ª Delegacia Metropolitana, localizada em Nossa Senhora do Socorro. A Superintendente mostrou a precariedade da estrutura, que necessita de melhorias. “A estrutura é antiga e danificada, devemos priorizar a reforma desta unidade”, ponderou Katarina.

Segundo o delegado Ademir Melo, responsável pela 5° Delegacia, a unidade trata de crimes que não são cobertos por outras delegacias especializadas. “Ela cuida da apuração de crimes de latrocínios, homicídios, atentados, roubos, furtos. Toda e qualquer iniciativa que venha do Governo para melhorar o atendimento da população, das pessoas que aqui trabalham e inclusive dos presos que aqui se encontram provisoriamente é de extrema valia e garante melhorias na segurança pública. Para se ter uma idéia, a 5ª DM registra cerca de 4.500 boletins de ocorrência por ano”, revelou.

Denarc

A equipe também visitou o Departamento de Narcóticos de Sergipe (Denarc). Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam que de janeiro até a primeira quinzena de dezembro de 2012 foram apreendidos cerca de 800 quilos de substancias entorpecentes, o que resulta num crescimento de 43,45% em relação ao ano de 2011.

Para a superintendente, o investimento na área de atuação do Denarc é essencial. “Temos aumentado considerávelmente o número de apreensões de drogas e prisões de pessoas envolvidas com o tráfico de substâncias entorpecentes nos últimos anos. Esse trabalho mostra que a nossa policia além de preparada, está atuando fortemente nesse combate. Precisamos oferecer uma estrutura de delegacia de apreensão de drogas no melhor padrão para que esses policiais desenvolvam com  eficácia suas atividades”, argumentou Katarina Feitosa.

Trabalho integrado entre Sedurb e SSP

“Quero destacar a responsabilidade social da superintendente Katarina Feitosa. Ressalto não só a competencia dela na área de segurança, mas também sua sensibilidade social em observar que, ao colocar uma delegacia dentro de um conjunto habitacional, ela se preocupou imediatamente em criar um núcleo de mediação de conflitos naquela região. Essa parceria de integração de políticas públicas é a marca do Governo de Marcelo Déda, principalmente porque ela está focada para o social, com ações que procuram oferecer o melhor beneficio a população de Sergipe”, enfatizou Lúcia Falcón.

A secretária já determinou qual será a forma de trabalho. “Estamos na etapa um de avaliação e constatação das necessidades. Vamos fazer a doação de parte do terreno da área institucional do Pró Moradia no bairro Porto Dantas. Nossa equipe de engenheiros e arquitetos já estão prontos para elaborar os projetos e, com tudo em mãos e o trabalho integrado com a SSP vamos captar os recursos para a construção e reforma dessas unidades”, assegurou Lúcia Falcón.

“Já temos um ótimo relacionamento com a Sedurb por conta das construções e reformas de delegacias no interior do Estado por meio do Programa Sergipe Cidades. Foi um dia de trabalho satisfatório. Apontamos as necessidades e de pronto a secretária Lúcia Falcón já apresentou uma área para atender uma delas nossas. Agora é focarmos na elaboração de projetos e captação de recursos. Essa é a nossa politica para trabalhar em conjunto de um beneficio maior: a segurança do Estado de Sergipe”, concluiu Katarina Feitosa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.