Sedurb e Seides firmam parceria para o Projeto Pró-Moradia
O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, apresentou o projeto Pró-Moradia na última quinta-feira, 11, à secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino. O objetivo da reunião foi o de firmar uma parceria entre os dois órgãos para dar celeridade à implantação dos trabalhos.
O programa, que tem a finalidade de oferecer moradia adequada à população em situação de vulnerabilidade social, será realizado através da parceria entre a Caixa Econômica Federal – agente financiador do Programa – e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
Durante a reunião, em que estavam presentes os diretores de desenvolvimento urbano, habitação, CPL, assessoria de planejamento e integrantes do Núcleo de Projetos Sociais da Sedurb, a assistente social Maria José Teles Neves, fez a apresentação do projeto para a secretária e sua equipe técnica.
Maria José Teles fez um detalhamento acerca de como o programa irá funcionar, suas diretrizes, o plano de ação e o cronograma de atividades. Em princípio, 1.740 famílias dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro deixarão as zonas de risco e insalubres em que vivem e serão contempladas com moradias, resgatando sua dignidade e melhorando sua qualidade de vida.
Parceria
O secretário Sérgio Ferrari comunicou à secretária Eliane Aquino que a Sedurb já possui equipe disponível para realizar a parte social do projeto, porém, necessita de uma parceria da Seides no que diz respeito à disponibilidade de profissionais que auxiliem na checagem dos cadastros já existentes, bem como de equipamentos e locais públicos nos lugares onde os projetos serão implantados, a fim de que sejam desenvolvidos os projetos sociais, paralelos à execução das obras.
Ele acrescentou que, em Aracaju, serão beneficiadas 580 famílias que ocupam uma invasão na Avenida Euclides Figueiredo, no bairro Porto Dantas. Em Nossa Senhora do Socorro, 600 famílias que vivem na Invasão do Rio do Sal, no bairro Taiçoca IV, terão suas vidas modificadas pelo Pró-Moradia. Já no município da Barra dos Coqueiros, serão beneficiadas 560 famílias que habitam a Invasão do Canal do Guaxinim.
O secretário ressaltou a urgência de montar as equipes a fim de que sejam realizados treinamentos para aferir a checagem dos cadastros e, se for o caso, complementá-los, uma vez que, apesar das obras na Barra dos Coqueiros iniciarem apenas no início de 2012, as do município de Nossa Senhora do Socorro já têm previsão para começarem dentro de um mês e as da capital sergipana em um prazo de dois meses.
Atenta às explicações de Sérgio Ferrari, a secretária Eliane Aquino reiterou o compromisso da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social em estabelecer uma parceria com a Sedurb. Ela assegurou que a Seides criará uma força tarefa de profissionais para se somar à equipe técnica da Sedurb.
O secretário Sérgio Ferrari agradeceu a dedicação dos profissionais da Sedurb e o empenho da secretária Eliane Aquino em colaborar com a implantação do Pró-Moradia, reiterando que, quando a aferição do cadastro estiver concluída, discutirá com a Seides uma data para o lançamento oficial do Programa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sedurb e Seides firmam parceria para o Projeto PróMoradia – Fotos: Ascom/Sedurb