[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os 50 anos da descoberta do primeiro poço de petróleo em Sergipe, pela Petrobras, foram comemorados em sessão especial realizada na manhã desta quinta, 5, na Assembleia Legislativa do Estado. A iniciativa da deputada Suzana Azevedo ocupou todo o grande expediente e reuniu parlamentares, dirigentes da empresa e ex-petroleiros que atuaram no Campo de Petróleo 1, em Carmópolis. O secretário Saumíneo Nascimento, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), esteve presente representando o Governo do Estado.

Fundada no Brasil no ano de 1953, durante o governo de Getúlio Vargas, a Petrobras investe atualmente em Sergipe mais de um bilhão e meio de reais na ampliação da injeção de água para recuperar a produção. Com uma estimativa de ter produzido 360 milhões de barris em Sergipe, nos últimos 50 anos, a área compreende 150 Km² e abrange os municípios de Carmópolis, Japaratuba, Rosário do Catete e Maruim. Para o gerente de Planejamento e Gestão da empresa, Márcio Porto, foi grande a satisfação em participar da homenagem. “A empresa tem como firme propósito continuar colaborando com o desenvolvimento do Estado e nos próximos quatro anos vai investir R$ 560 milhões em Sergipe”, anunciou.

De acordo com a deputada Susana Azevedo, a Assembleia Legislativa se sentiu honrada em prestar essa homenagem à Petrobras. “A empresa tem presença marcante e decisiva para a economia e para o povo sergipano. Graças à descoberta do campo de Carmópolis, que tem uma reserva aproximada em torno de 100 milhões de barris, houve uma grande mudança na realidade econômica e social da região e do Estado”, destacou Suzana, que juntamente com a deputada Maria Mendonça prestou uma homenagem aos ex-petroleiros José Francisco Barreto Sobral e Heronides Barros Dias, pioneiros em Carmópolis e que estiveram presentes na solenidade.

Na oportunidade, o deputado Antônio dos Santos, funcionário da Petrobras, falou com emoção da época em que atuou na empresa. “Não é tudo que enche de orgulho o povo brasileiro como a Petrobras, que a exemplo de Sergipe, com um poço de 50 anos, ainda continua gerando bons frutos”, disse ao enfatizar também a presença dos deputados Arnaldo Bispo e Francisco Gualberto que, como ele, também atuaram na empresa. “A Petrobras não produz só petróleo, produz também bons políticos”, afirmou, referindo-se aos colegas.  

Para o secretário Saumíneo Nascimento foi uma honra ter participado da sessão em homenagem à Petrobrás, representando o governador Marcelo Déda e o governador em exercício, Jackson Barreto, o qual não pode participar, face compromissos já agendados fora do Estado. “Estamos trazendo os cumprimentos do Governo de Sergipe aos Excelentíssimos Deputados pela homenagem a Petrobrás. É também uma oportunidade do Governo do Estado parabenizar a empresa e todos os seus colaboradores da ativa e aposentados que ajudaram a construir uma das empresas mais importantes do nosso país”, comenta.

“Sabemos que a Petrobrás é uma empresa movida pelo desafio de prover a energia capaz de impulsionar o desenvolvimento e garantir o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade, conforme descrito em seu perfil. E para Sergipe, tem sido um vetor de desenvolvimento fundamental, construindo uma sinergia capaz de atrair outros empreendimentos do segmento de Petróleo e Gás e que consolidam uma estrutura produtiva importante para o Governo de Sergipe”, acrescenta o secretário, informando ainda que a expectativa do Governo seja a continuidade da evolução dessa estrutura envolvendo todos os setores de atuação da empresa, a exemplo de exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia. “Parabenizo a deputada Suzana Azevedo, autora da propositura, e todos os demais deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe pela justa homenagem”, conclui Saumíneo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.