[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O titular da secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva, recebeu nesta sexta-feira, 17, o executivo russo e diretor geral da empresa Gazprom na América Latina, Shakarbek Osmonov. A Gazprom é a maior empresa do setor de gás natural no mundo. Acompanhado do presidente da Câmara de Comércio Brasil Rússia, Gilberto Ramos, o executivo veio conhecer as potencialidades de Sergipe, a fim de realizar possíveis investimentos no Estado.

Também participaram do encontro o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Décio Portella, o presidente da Câmara de Comércio Brasil Rússia-Sergipe, Carlos Correia, a presidente da Associação das Empresas de Petróleo, Gás e Energia de Sergipe (Pense), Ana Maria Mendonça, e o assessor técnico da Sedetec, Elivaldo Simões.

“A equipe técnica da Sedetec está sempre atenta em busca de possíveis investimentos para o Estado, e não seria diferente com a Gazprom. Essa é uma visita de prospecção por parte dela, portanto, aproveitamos para mostrar todas as potencialidades de Sergipe, inclusive deixando claro que temos já grandes empresas atuando aqui e que a nossa infraestrutura vem sendo modernizada para garantir o desenvolvimento econômico sustentável do Estado”, esclareceu Zeca da Silva, durante o encontro com o executivo russo.

Responsável pela vinda da empresa russa a Sergipe, Gilberto Ramos destacou a importância de parceria com uma empresa estatal de grande porte, líder no mercado mundial. “A Gazprom é responsável pelo fornecimento de 40% da necessidade energética de toda a Europa e sua vinda para o Brasil, quem sabe para Sergipe, será emblemática, pois fará com que outros empreendimentos russos se sintam incentivados e estimulados a virem para cá também”, destacou.

Presente no Brasil há dois meses, com o escritório-sede da América do Sul localizado no Rio de Janeiro desde esse período, a Gazprom está prospectando possíveis áreas de investimento no país. De acordo com Shakarbek Osmonov, a empresa está fazendo um mapeamento de áreas e estudando as oportunidades de negócios em cada região. “Iniciamos nossas visitas aqui por Sergipe onde vamos conhecer os incentivos concedidos às empresas, através do governo do Estado, a fim de firmarmos possíveis parcerias”, disse o executivo, ao ressaltar que a Gazprom trabalha com exploração, produção, construção de gasodutos, entre outras áreas do setor de petróleo e gás – sendo responsável pela produção de 1,5 bilhões de metros cúbicos ao dia de gás.

De acordo com a presidente da Pense, a expectativa de que a Gazprom venha para o Estado é de um grande negócio. “Essa perspectiva de parceria entre a Gazprom, a associação e a Petrobras reflete numa ótima oportunidade para a geração de serviços e renda para as empresas que integram a Pense, e consequentemente a criação de mais empregos no Estado”, afirmou Ana Maria Mendonça.

O presidente da Codise foi o responsável em apresentar ao empresário russo e aos demais convidados o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), administrado pelo Governo do Estado através da Codise e da Sedetec. Na oportunidade, Décio Portella falou sobre os incentivos fiscais, locacionais e de infraestrutura, bem como aspectos sobre o Porto de Sergipe – com capacidade para 3.800 toneladas, distante 18 km da capital e 22 km da BR 101 – e ainda sobre a implantação de uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em Sergipe.

“Ele saiu muito bem impressionado daqui por conhecer as potencialidades da região e de como os Estados tratam os investimentos de fora. Segundo afirmou, foi possível ter um esclarecimento genérico das ações antes de dar continuidade às visitas que veio fazer em Sergipe”, disse Décio, referindo-se às visitas de campo que o empresário fará à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), à Vale, ao Porto de Sergipe e ao município de Carmópolis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.