Sedetec participa de reunião com empresários na Fies para discutir incentivos fiscais
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), considerando inconstitucionais os benefícios fiscais concedidos por alguns Estados para a atração e instalação de indústrias, o Governo de Sergipe já atua em busca de tranquilizar o empresariado local, além de abrir um diálogo direto com a categoria, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), mesmo que Sergipe não tenha sido afetado, até o momento, pela decisão. Por isso, o secretário Zeca da Silva atendeu a um convite do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), Eduardo Prado, e se reuniu com representantes do setor na sede da entidade.
Durante o encontro, o secretário Zeca da Silva tranquilizou os presentes, assegurando total empenho do Governo de Sergipe na propositura de soluções para a situação. “A política econômica do governo estadual identifica que temos que fortalecer a indústria regional. Sem isso não é possível para o Nordeste e nem para Sergipe competir com o Sul/Sudeste de maneira igualitária”, informou Zeca da Silva, destacando que o que for necessário será feito para apoiar as empresas já instaladas e aquelas que estão em processo de instalação. “Estamos solidários e faremos de tudo para reforçar essa luta”, frisou.
Entre os empresários presentes, a preocupação com a decisão do STF e os efeitos futuros dela foi a tônica durante a reunião na Fies. “Incentivos fiscais são mecanismos universais para o desenvolvimento de regiões mais pobres. Um bom exemplo é que a Alemanha investiu na casa do trilhão de dólares para recuperar a economia da antiga Alemanha Oriental”, lembrou o empresário Luiz Eduardo Magalhães, da Escurial, avaliando que o Nordeste, pelas suas características econômicas, precisa mesmo de incentivos para se desenvolver.
“Uma reunião como essa é importante para que possamos expor nossos pontos de vista. E, ao final dela, a nossa opinião é de que devemos aguardar o Governo do Estado definir sua posição”, disse o presidente da Fies, Eduardo Prado. E o próprio secretário Zeca da Silva se comprometeu em repassar para os empresários qual a posição oficial do governo sergipano em relação ao debate sobre benefícios fiscais.
“De uma coisa podem ter certeza: o governo está atento a tudo e, com isso, tenho certeza que o governador Marcelo Deda definirá a nossa atuação diante desse problema o mais rápido possível”, lembrou Zeca da Silva, destacando ainda o encontro de governadores do Nordeste e do Norte do país com a presidenta Dilma Roussef, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 15, e que teve o governador sergipano como um dos principais interlocutores. “A verdade é que é preciso agilidade, pois o governo, em situações como essa, tem atuar num ritmo diferenciado, agindo de forma rápida e precisa, evitando perdas tantos para o setor industrial como para o próprio governo”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sedetec participa de reunião com empresários na Fies para discutir incentivos fiscais – O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia
- Zeca da Silva