Sedetec inicia treinamento para gestores de APLs
Na próxima terça-feira, 13, os gestores contratados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) iniciam suas atividades nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Sergipe. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), promoveu a contratação de cinco profissionais, através de edital público, para atuar inicialmente nos APLs de Confecções e Artesanato de Bordado, Cerâmica Vermelha, Apicultura, Ovinocaprinocultura e Pecuária de Leite e Derivados.
Para desempenhar suas funções, os gestores contratados serão submetidos a um treinamento entre os dias 13 e 16 de outubro, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise). A programação será aberta pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, e pela diretora do Departamento Técnico da Secretaria, Sudanês Pereira, que darão as boas vindas aos profissionais.
Para participar do processo de seleção, que foi coordenado pela Sedetec, o candidato à vaga precisava ter nível superior em qualquer área, mas comprovar experiência em pelo menos um dos temas descritos no edital, a exemplo de ‘desenvolvimento regional/territorial/local’, ‘cadeias produtivas’, ‘arranjos produtivos locais’, ‘clusters’, além de outros temas correlacionados.
O processo de seleção foi realizado em duas etapas: análise de currículo, com as devidas comprovações, e entrevista. Os profissionais contratados deverão cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, e receberão R$ 2,5 mil. O contrato terá prazo de vigência de 18 meses.
Treinamento
Durante o treinamento, que terá uma carga horária de 30 horas, os gestores contratados vão participar de palestras e discussões sobre temas específicos da atividade. No primeiro dia de atividades o professor Ricardo Lacerda, da Universidade Federal de Sergipe, vai discutir assuntos como noções de desenvolvimento regional e local; capital social, clusters, a experiência brasileira com os arranjos produtivos e os APLs no contexto da economia de Sergipe, entre outros pontos.
Já na quarta-feira, 14, a diretora Técnica da Sedetec, Sudanês Pereira, vai tratar da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP); a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR – MI/Sudene); Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo (PDTP) e sobre o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais de Sergipe (APL/SE).
“Como os profissionais são de áreas distintas, é importante que recebam informações e tenham conhecimentos sobre a temática de APLs, saibam o que é desenvolvimento regional e local, o que são APLs e todos os outros elementos específicos, como capital social, redes de cooperação, além de conhecer o programa do Governo de Sergipe, ações específicas da Sedetec, em especial o de APLs e as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado”, disse
As metodologias de planejamento participativo e o processo de elaboração dos planos de desenvolvimento dos APLs serão temas discutidos no terceiro dia do treinamento, com a participação das técnicas do DET/Sedetec Débora Fontes e Jussara Alves. No período da tarde terá início um seminário sobre os APLs de Sergipe, com carga horária de oito horas/aula, que vai tratar sobre aspectos dos arranjos produtivos de Ovinocaprinocultura, Cerâmica Vermelha, Confecções e Artesanato de Bordado, Pecuária de Leite e Apicultura.
O treinamento será concluído na próxima sexta-feira, 16, no período da tarde, quando cada gestor deverá elaborar um esboço do Plano de Trabalho para os APLs em que vão atuar. “Ao final, os planos de trabalho serão discutidos com a equipe de APL”, enfatizou Sudanês Pereira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]