Sedetec disponibiliza via internet a Política de Desenvolvimento Industrial
A Política de Desenvolvimento Industrial do Estado de Sergipe (PDI) já está disponível na internet para visualização e download. A partir de agora basta entrar no site www.sedetec.se.gov.br para ter acesso ao conteúdo, que foi editado graças a participação do setor público, privado e de parceiros que têm interface com áreas prioritárias da política industrial. Realizada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Federação da Indústria de Sergipe (FIES), Rede Nacional de Política Industrial (Renapi) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a publicação foi editada para o período de 2011 a 2015 e se apresenta também traduzida para o inglês.
De acordo com a diretora do Departamento Técnico da Sedetec, Sudanês Pereira, nesse momento está sendo trabalhada a atualização dos indicadores da PDI e o acompanhamento de suas metas. “Antes o Estado não tinha uma política industrial. Essa é a primeira vez que foi construída e de forma participativa com a sociedade”, disse ao destacar que com a disponibilização do conteúdo na internet, qualquer investidor poderá baixar e ter acesso às informações sobre o Estado e sobre como ele está trabalhando para o desenvolvimento dos setores prioritários e potenciais.
Tendo como principal objetivo elevar a competitividade e ampliar a estrutura produtiva do Estado, a PDI segue os moldes da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) nacional e destaca como setores prioritários: Alimentos e Bebidas; Calçados; Centros de Distribuição; Cerâmica; Construção Civil; Cosméticos; Fertilizantes; Madeira e Móveis; Metal Mecânico; Petróleo, Gás e Biocombustíveis; Tecnologia da Informação; e Têxtil e Confecções. Na publicação esses setores industriais foram selecionados pelos critérios de importância econômica para o Estado e por serem setores tradicionais da economia.
Conforme o governador Marcelo Déda, a necessidade de editar a PDI de Sergipe cresceu quando o governo Federal lançou a PDP nacional, em 2008. “Trabalhamos incansavelmente, unimos forças e finalizamos a PDI sergipana, a terceira do país a ficar pronta, fruto de um trabalho em equipe, com discussões amplas e profundas que se consolidou como um documento de fundamental importância, que olha para frente de cabeça erguida e que prepara Sergipe para desafios cada vez maiores”, definiu na apresentação da publicação.
“A PDI tem uma governança para fazer a gestão e o acompanhamento da Política de Desenvolvimento Industrial cuja secretaria executiva é composta pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (CDI) e o núcleo da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi) no Estado, que é formado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sedetec e FIES”, completa o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sedetec disponibiliza via internet a Política de Desenvolvimento Industrial –