Sedetec dá continuidade ao processo de construção da PDP para SE
Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 12, e na manhã desta quinta, 13, para dar prosseguimento ao processo de elaboração da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para Sergipe. Durante o encontro – que contou com a participação do representante da Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (Renapi), Paulo Lacerda – foi divulgado um cronograma de ações, com metas, atividades e prazos determinados.
Foram apresentados também os principais desafios a serem superados no Estado de Sergipe, a exemplo da ampliação do nível de investimento produtivo e da oferta de mão-de-obra; a elevação das exportações da estrutura produtiva; o aumento do investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas; e o fortalecimento das microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) sergipanas.
De acordo com o cronograma apresentado pelo representante do Renapi, estão previstas para este mês a definição de questões centrais, a formação de grupos setoriais e a definição de um modelo de governança, além da realização de um seminário. Segundo Paulo Lacerda, o principal objetivo da construção de uma PDP para Sergipe é elevar a competitividade e ampliar a estrutura produtiva sergipana.
Foram também estabelecidos dez setores prioritários para o estado. São eles: petróleo e gás; fertilizantes; alimentos e bebidas; têxtil e confecções; cerâmica; construção civil; cerâmica vermelha; madeira e móveis; metal mecânico; cosméticos e calçados.
PDP
Assim como já foi feito nos estados de Minas Gerais e Paraná, Sergipe também vai elaborar a sua PDP, que servirá de diretriz para as ações que buscam o desenvolvimento produtivo do estado. A ideia é consolidar setores líderes e promissores, incentivando e fortalecendo áreas estratégicas ou estagnadas.
O principal objetivo da PDP nacional é dar sustentabilidade ao atual ciclo de expansão, além de ganhar competitividade, melhorando o posicionamento estratégico da economia brasileira no pós-crise. No caso das PDPs estaduais, as metas e desafios são específicos, de acordo com a realidade de cada estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sedetec dá continuidade ao processo de construção da PDP para SE – Fotos: Ascom/Sedetec